Mãos dadas para firmar parcerias para pet shop

Como firmar parcerias para o seu pet shop

Parcerias são uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes. Saiba como realizá-las

As parcerias são uma ótima forma de atrair mais clientes para o seu pet shop, além de ajudarem na construção da autoridade da sua marca, tornando-a mais conhecida e mais confiável. Neste post, a docg trouxe algumas sugestões e dicas para te ajudar a firmar parcerias. Confira:

Como firmar parcerias para pet shop?

Para firmar parcerias, é importante procurar empresas e profissionais que se relacionem com o seu negócio e que possam agregar valor à sua empresa. Lembre-se que uma parceria deve ser benéfica para você, para o parceiro e para o seu cliente. Por isso, escolha parceiros que combinem com o seu público-alvo.

Além disso, é importante planejar as ações e o tipo de parceria que será realizada, antes de apresentá-la ao seu parceiro, para que na hora de fechar um acordo, tudo fique bem esclarecido.

Por que firmar uma parceria?

As parcerias para pet shop possuem diversos benefícios e os seus objetivos podem variar. Divulgação da marca, criar uma voz de autoridade para a sua empresa, compartilhar valores enquanto negócio e atrair seguidores para as redes sociais podem ser alguns dos objetivos de sua parceria. Por isso, é importante seguir esses passos:

  1. Estabeleça um objetivo;
  2. Liste possíveis parceiros;
  3. Planeje as ações e como ocorrerá a parceira;
  4. Entre em contato com as empresas e profissionais escolhidos e proponha a parceria.

 Com quem firmar uma parceria?

No caso de pet shops, existem alguns parceiros estratégicos com os quais você pode se relacionar. Confira alguns exemplos:

1. Veterinários

Veterinários podem ser ótimos parceiros de pet shops. Você pode, por exemplo, oferecer um espaço para que um médico veterinário de confiança atenda os animais em seu pet shop em alguns dias da semana. Também é possível sugerir uma troca de indicações – seja por meio de cartões de visita colocados na recepção de cada um ou indicações boca a boca: ele indica o pet shop para os seus pacientes, e você o indica para os seus clientes. Também é possível pensar em ações como campanhas de vacinação e/ou castração em seu pet shop, em conjunto com o veterinário parceiro.

2. Fornecedores

Fazer parcerias com fornecedores pode ser muito benéfico para o seu pet shop. Ações com descontos em produtos específicos, vendas de kits da marca e até semanas especiais de descontos da empresa são uma ótima maneira de atrair consumidores e estreitar os laços com o seu fornecedor. 

Aproveite essa relação para buscar novas formas de divulgação para o seu pet shop e para a marca de seus fornecedores. Também é possível verificar a possibilidade de ações com brindes e presentes de determinado fornecedor para o seu cliente – além de engajar com o público, todo mundo sai ganhando!

3. Influenciadores Digitais 

As parcerias com influenciadores digitais têm sido muito utilizadas para divulgação de produtos e lojas. É importante lembrar que a função do influenciador digital não é vender um produto, mas divulgar a marca e torná-la conhecida por mais pessoas. 

Entre as ações possíveis estão o envio de presentes e “mimos” para os influenciadores divulgarem em suas redes sociais ou oferecer cupons de desconto para os seguidores dos influenciadores comprarem em seu pet shop. Mas atenção: é importante verificar se o público-alvo tem relação com o público da sua marca – certifique-se que o influenciador tenha (ou até seja) um pet e que os seus seguidores gostem dos animaizinhos. 

Outro ponto de atenção é combinar com o influenciador como a ação será realizada – o que cada parte oferecerá e como será realizada a parceria, para que não aconteçam desentendimentos ao longo do relacionamento.

4. ONGs

Realizar parcerias com ONGs é uma maneira de fazer o bem e criar relacionamento com quem é engajado na causa animal. Você pode realizar ações como campanhas de arrecadação de ração ou eventos de adoção de animais, por exemplo. Esse tipo de ação, além de evidenciar que a sua empresa é socialmente responsável, pode trazer mais clientes para o seu pet shop e gerar engajamento nas mídias sociais.

Outro tipo de ação possível é oferecer descontos em produtos para quem adotar animaizinhos ou doar produtos para as ONGs parceiras do seu pet shop. As ações podem acontecer de forma física e também na digital: combine com a ONG parceira para que as ações sejam publicadas nas redes sociais, tanto da ONG, quanto do pet shop, sendo um meio de divulgação e alcance para os dois parceiros.

5. Adestradores, hotéis e hospedagem para cachorros

Parcerias de divulgação e indicação de pessoas e empresas que realizam serviços como adestramento, hotel, dog walker e hospedagem para cachorros pode ser um diferencial para o seu público. Você pode focar em serviços que não são oferecidos por seu pet shop, mas que podem ser interessantes também para o seu cliente. Assim, você indica fornecedores aos seus clientes e estes fornecedores também o indicam, criando uma rede de relacionamento produtiva e muito rica para ambos.

Se gostou dessas dicas, acesse o blog da docg e não deixe de ler: 5 dicas para vender mais no seu pet shop, Como montar um pet shop: 5 dicas de experts para o seu negócio e 5 coisas para não fazer no seu pet shop.