Como Fazer Redes Sociais para Pet Shop?

Descubra como usar as redes sociais para alavancar o seu negócio

 

Você sabia que o Brasil é o segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais? A cada ano que passa, o mercado vem se adaptando a essas mudanças de hábitos para se adequar aos seus clientes, fortalecendo e criando relações entre marca e consumidor. No mercado de Pet Shop não é diferente: ao entrar no instagram e pesquisar por Groomer, existem diversos perfis onde os profissionais criam um laço com os seguidores e divulgam seus trabalhos, como se fosse realmente uma vitrine ou portfólio.

 

Como começar a usar as redes sociais para o seu negócio

 

O primeiro passo é identificar onde seu público alvo está, e focar em criar conteúdos relevantes para este canal, centralizando suas energias para que esta rede social seja o principal canal de comunicação com seu público. Ainda pensando no seu público, é importante criar uma (ou mais) personas, que seria a definição do(s) público(s) com quem você deseja se comunicar. A persona é um perfil fictício de um consumidor ideal para o seu estabelecimento com base em informações comportamentais (como levar o cão para o pet uma vez ao mês, por exemplo) e dados demográficos (idade, sexo, etc). 

Agora que você já definiu qual rede social utilizar e qual é o seu público alvo, é importante definir quem será você na internet: identidade visual (padrão de fotos ou criativos utilizados pelo seu perfil) e tom de voz (forma que os seus conteúdos conversam com os seguidores). Lembre-se que redes sociais são um canal de mão dupla: você conversa com seu público e ele com você, por isso é fundamental responder todas as mensagens e comentários feitos no seu perfil, tornando a sua marca mais acessível aos consumidores. 

 

Dicas para gerenciar suas redes sociais

 

Para gerenciar a sua rede social é importante identificar qual o principal formato que gera interações do seu público, como curtidas, novos seguidores, salvamento de publicações, respostas directs, etc, testando formatos como stories ou post no feed, mas, sem deixar de lado o formato que menos se destaca, buscando sempre entender qual conteúdo será relevante para seus seguidores, como fotos com a divulgação do seu trabalho, opiniões sobre técnicas, indicação de cuidados, etc. Outra dica é trazer o seu público a responder você, seja com caixinhas de perguntas, legendas interativas e etc, pois, quanto mais pessoas interagirem com você nas redes sociais, melhor o canal utilizado (seja o facebook, o instagram, ou linkedin) entregará seu conteúdo (mais pessoas verão seu perfil e conheceram seu trabalho).

Mantenha as informações de contato, horário de funcionamento, localização, etc sempre atualizadas e a vista do usuário, seja na descrição da bio ou até mesmo no final de publicações, por exemplo.

 

Facebook

Após ver algumas dicas gerais, vamos abordar um pouco sobre como manter cada uma das principais redes sociais, começando pelo famoso Facebook. Um pequeno recorte histórico sobre essa rede social, criado em 2007 por Mark Zuckerberg, o Facebook ocupa a primeira posição como a rede social com mais usuários no mundo, com 2,7 bilhões. 

No Brasil são mais de 130 milhões de usuários, sendo assim, com essa quantidade de pessoas acessando o Facebook todo dia, é essencial que sua empresa tenha uma FanPage no Facebook, para atingir e conversar com seu público através de postagens interativas, para que os usuários comentem, compartilhem curtam ou reajam às suas publicações, e até mesmo pode ser um canal para agendamento de banhos, tirar dúvidas sobre serviços e produtos, por exemplo.

É preciso alimentar sua FanPage com conteúdos diretos e impactantes, ninguém gosta de gastar mais de 5 minutos em um post no Facebook, então é importante se manter sucinto em suas postagens na rede social, para prender seu público e instigar as pessoas a conferirem mais conteúdos ali publicados. O Facebook também é ótimo por conta dos Grupos criados, sua empresa pode criar um grupo exclusivo para seus clientes interagirem entre si sobre os produtos ou serviços da sua empresa, trocarem dicas e ideias. Nesse quesito temos um dos maiores grupos no ramo que é o grupo Banho e Tosa, tem cerca de 70 mil membros e é possível conhecer diversos profissionais da área e ter ideias incríveis para aplicar no seu negócio.

Como vimos, o Facebook é uma ferramenta importantíssima para criar relevância para seu negócio online, por isso, não deixe de criar presença nessa rede social tão utilizada.

 

Instagram

 

Passando agora para a rede social que tem 1 bilhão de usuários no mundo, sendo 500 milhões que acessam todos os dias, o Instagram. Além dessas métricas, é considerada a rede social com mais engajamento no mundo (segundo a matéria da CanalTech “Pesquisa revela que o Instagram é uma rede social mais engajada que o Facebook”), por essas e outras razões é preciso ter um perfil comercial no Instagram, a dinâmica dos Stories é o que faz ser uma rede social tão ativa, com pequenos vídeos, gifs, fotos que duram até 15 segundos, e só ficam no ar por 24 horas, podendo ser salvos em destaques que podem ficar sempre no seu perfil, sendo importante ter conteúdos bem chamativos que sejam fáceis e rápidos de entender, se forem interativos, melhor ainda para gerar a troca de comentários e curtidas com os seguidores.

Há diversas ferramentas dentro dos Stories que ajudam seu perfil a avaliar as interações com seu público, como enquetes, testes, ferramentas para compartilhar músicas, pedir opinião com a ferramenta de perguntas, tudo isso pode ser muito valioso para você ver se as pessoas estão gostando do seu conteúdo e engajando com suas publicações e conhecendo mais sobre a sua marca, produtos e serviços.

 

LinkedIn

 

Passando agora para a última das três principais redes sociais para seu negócio, o LinkedIn é uma rede social que tem cerca de 700 milhões de usuários no mundo, existe desde 2002 e é considerada a maior rede social para profissionais do mundo, tendo uma dinâmica diferente do Facebook e Instagram. Sendo focada em compartilhar essencialmente experiências profissionais de empresas e funcionários, é muito utilizada para buscar novas oportunidades de emprego, além de poder ter várias ideias baseada nas experiências de outras pessoas para aplicar em seu negócio.

No LinkedIn é possível encontrar um público engajado em compartilhar e buscar experiências profissionais, e buscar negócios e empresas para se inspirar.

Para gerar engajamento (reconhecimento do seu serviço e marca) nesta rede social é muito importante criar conexões, se for uma conta pessoal, e se for uma página é importante buscar publicar conteúdos temas que possam gerar interações como curtidas, comentários e compartilhamentos. Você pode usar o linkedin como um tipo de portfólio dos seus trabalhos, onde pode descrever seus cursos, experiências, fotos e até mesmo depoimento de clientes. Essa rede é muito utilizada também para adquirir informações do mercado, cursos e técnicas novas, entre outros conteúdos focados nos profissionais.

 

Após descobrir por onde começar a usar as redes sociais para alavancar seu negócio, que tal dar uma olhada nos outros blogs postados por aqui? Confira: Marketing digital para pet shop: 3 estratégias para você adotar7 estratégias para fidelizar clientes no seu pet shop e 6 Vantagens de ter docg. no seu pet shop.