7 dicas para manter a saúde do coração de seu cão

7 dicas para manter a saúde do coração de seu cão

A saúde do coração do seu cão é importante para sua longevidade e qualidade de vida. Embora o coração amoroso do seu pet seja provavelmente uma das suas coisas favoritas sobre ele, é provável que você não tenha pensado muito na condição real do coração dele. Embora seu veterinário faça testes e trabalhos de laboratório durante as visitas de rotina de bem-estar, há coisas que você pode fazer na vida diária para mantê-lo bombeando forte.

Temos que dizer isso antecipadamente – este blog é apenas para aconselhamento. Se o seu cão estiver apresentando algum sintoma com o qual você esteja preocupado ou não tenha certeza de alguma forma, converse com um profissional. Leve seu cão ao veterinário – eles conhecerão você e seu cão melhor.

Os veterinários nos dizem que quando se trata de saúde do coração, o diagnóstico precoce é fundamental. A maioria dos tratamentos trata do gerenciamento de problemas cardíacos para manter o cão o mais saudável – e feliz – possível, para que ele desfrute da melhor qualidade de vida pelo maior tempo.

A doença cardíaca em cães é comum?

A insuficiência cardíaca em cães (outra palavra para doença cardíaca) pode ser bastante comum, especialmente quando envelhecem. Mas você sabia que certas raças são propensas a doenças cardíacas específicas do que outras?

Os dois tipos de doenças cardíacas hereditárias que os veterinários observam com mais frequência em cães são a doença degenerativa da válvula mitral (DMVD) e a cardiomiopatia dilatada (DCM). O DMVD afeta raças pequenas com mais frequência, enquanto raças maiores têm mais incidências de CMD.

Algumas das raças que tem alto risco de apresentar doenças cardíacas: Cavalier King Charles Spaniels, Dachshunds (o famoso salsichinha), Poodles miniatura e Toy, Doberman Pinscher, Boxers, Golden Retriever, Schnauzer miniatura.

Proteja a saúde do coração do seu animal de estimação para melhorar sua longevidade e qualidade de vida. Aqui estão 7 dicas que você pode utilizar para ajudar a proteger a saúde cardíacada do seu amado cãozinho.

Alimentação saudável

Nem tudo são más notícias, prometemos. Como os humanos, ter uma dieta saudável pode realmente ajudar os cães com insuficiência cardíaca. Saber exatamente o que entra na comida do seu cão é o primeiro passo na direção certa – e a dieta certa pode ajudar com doenças cardíacas em cães de várias maneiras.

Diga não ao sal

Primeiro, observe o sal. A comida humana pode ter níveis excessivos de sódio – então tenha cuidado com o que você dá a eles. Os cães precisam de sal em sua dieta, mas podem precisar de dietas especiais com baixo teor de sódio se tiverem problemas cardíacos.

Exercício

Mesmo que seu cão tenha um peso saudável, ele ainda precisa de muito exercício para a saúde do coração. Ao contrário de muitos humanos, a maioria dos cães adora exercícios e participa avidamente. Ir para caminhadas diárias são uma ótima maneira de melhorar seu coração também. Não deixe o mau tempo te parar! O exercício também traz outros benefícios para o seu cão, incluindo fortalecer seu vínculo com ele, manter um peso saudável e mantê-lo longe de problemas!

Limpe os dentes e gengivas

Você pode não relacionar o atendimento odontológico à saúde do coração, mas há uma forte conexão entre os dois. Infecções que começam nos dentes e gengivas podem viajar pelo sangue e afetar negativamente órgãos como o coração. Obter atendimento odontológico regular para seus animais de estimação pode ajudar a manter seu coração saudável e feliz. Além das visitas odontológicas veterinárias, você também pode escovar os dentes do seu animal de estimação em casa para oferecer mais proteção contra infecções.

Visitas regulares ao veterinário

Exames de bem-estar semestrais são essenciais para a saúde do coração. Os animais de estimação envelhecem muito mais rápido do que os humanos, e visitas regulares ajudam seu veterinário a detectar qualquer possível problema cardíaco. Se houver um problema, a detecção precoce é sua melhor aposta para um resultado positivo.

As visitas de bem-estar dão ao veterinário a chance de detectar problemas cardíacos como os seguintes:

Cardiopatia congênita
Arritmias
Dirofilariose
Doença valvular
Cardiomiopatia
Pressão alta

Prevenção de dirofilariose – a doença do verme do coração

A dirofilariose é transmitida por mosquitos de várias espécies (inclusive o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya) e pode levar a complicações graves, incluindo inflamação, fluxo sanguíneo restrito, embolia pulmonar e insuficiência cardíaca. Mesmo com o tratamento, alguns cães apresentam danos permanentes. A boa notícia é que é muito fácil prevenir a dirofilariose com uma pílula ou uma injeção periódica, dependendo do método de prevenção que você escolher. Certifique-se de que seu cão esteja atualizado sobre a prevenção de dirofilariose o tempo todo para proteger a saúde do coração.

Conheça os sinais de doenças cardíacas

Se o seu cão estiver na lista de raças mais propensas a doenças cardíacas, é especialmente importante monitorá-lo quanto aos sinais, no entanto, é importante pensar que qualquer cão pode desenvolver doenças no coração. Leve seu melhor amigo imediatamente para um veterinário em caso de algum desses sintomas:

Tosse seca após o exercício
Tosse pior à noite
Falta de ar
Perda de peso repentina
Fadiga
Desmaio
Gengivas pálidas
Barriga inchada

Nosso Instagram [clique aqui]

Saiba mais sobre a Leishmaniose [aqui]