sinais de que seu novo gato está se adaptando

9 sinais de que seu novo gato está se adaptando ao ambiente

Geralmente os gatos levam de 3 a 5 dias para se adaptar a um novo ambiente, embora isso possa variar dependendo da idade e da personalidade do bichano. Esse período de adaptação pode se estender por várias semanas, principalmente se o gato for mais velho ou tiver uma personalidade mais ansiosa.

Ao dar ao seu gato um espaço seguro com alguns de seus itens favoritos por perto, você pode ajudá-lo a se sentir acomodado mais rapidamente.

Abaixo, analisamos os comportamentos que você pode esperar ao mudar de casa ou adotar um gato novo, e como apoiar seu amigo felino durante esse período estressante e também saber os principais sinais de que ele está se adaptando.

Comportamento típico durante o período de transição

A mudança para um novo ambiente pode ser estressante, por isso é comum que os gatos passem os primeiros dias escondidos, muitas vezes eles se escondem debaixo de móveis ou em espaços fechados.

Durante esse período, os gatos geralmente parecem facilmente irritados, pois ficam mais ansiosos quando estão em um lugar desconhecido.

Durante o período de transição, os gatos também podem: 

  • Usar pouco ou não usar a caixa de areia
  • Comer menos (ou não comer nada em algumas circunstâncias)
  • Miar excessivamente 
  • Arranhar móveis (ou exibir outros comportamentos destrutivos)

Não se preocupe, esses comportamentos são uma resposta comum à mudança para um lugar desconhecido. Os gatos são criaturas de hábitos e odeiam quando sua rotina habitual é interrompida, então é esperado um período de transição. 

Esses comportamentos são a maneira do seu gato mostrar que está triste, ansioso ou com medo, mas depois de alguns dias eles começarão a se estabelecer à medida que a nova casa se tornar mais familiar e eles se sentirem felizes e seguros lá.  

9 Sinais de que os gatos estão se adaptando a um novo lar:

1. Crescimento do Apetite

Geralmente, o apetite de um gato diminui quando ele se move pela primeira vez, então quando você percebe que o apetite está voltando, é um sinal muito positivo. O crescimento do apetite indica que seu gato está se sentindo bem e com boa saúde em geral. 

2. Brincadeira

A brincadeira interativa é uma ótima maneira de fazer seu gato se movimentar e se sentir mais confiante em sua nova casa. Se divertir com brinquedos ajuda a reduzir o quanto seu gato está pensando no meio ambiente e isso auxilia na adaptação. Você notará que seu gato se tornará cada vez mais brincalhão e mais disposto a se envolver em jogos à medida que se sentir mais relaxado. 

3. Marcar o próprio cheiro

É provável que você veja seu gato esfregando a cabeça e o pescoço contra as superfícies, essa é a maneira dele de depositar o cheiro no ambiente. Depositar o cheiro não só marca seu território, mas também ajuda os gatos a se sentirem mais relaxados porque a área cheira como eles.

4. Higiene

Gatos felizes passam mais tempo se limpando. Eles se sentem mais confortáveis ​​lambendo-se e deixando seus pelos limpos e arrumados. Seu gato também pode estar mais disposto a permitir que você ou outros gatos da casa o limpem, o que ajuda a fortalecer vínculos.

5. Curiosidade/Exploração

Depois de passar os primeiros dias escondidos em lugares onde se sintam seguros e protegidos, seu gato deve começar a ficar mais confortável no novo ambiente. Você notará que eles começarão a ficar mais curiosos e explorarão seus arredores com frequência.

6. Miar mais calmo/menos

Um gato mais calmo ronronará baixinho quando estiver sendo acariciado, piscará lentamente e parecerá mais relaxado em sua postura e linguagem corporal geral (você provavelmente notará eles se esticando mais, eles terão o rabo ereto ou relaxado, e vão começar a expor mais a barriga).

7. Cauda Ereta

Quando o seu gato está com o rabo ereto, isso indica que ele está se sentindo confiante, calmo e amigável. Uma cauda ereta é um bom sinal de que seu gato está se sentindo seguro. 

8. Expondo a barriga

Quando um gato rola de costas e expõe a barriga, é uma maneira de mostrar que está relaxado e confia em você. Como sua barriga é uma parte muito vulnerável de seu corpo, um gato não mostrará sua barriga a menos que esteja feliz e confortável com seu ambiente e com as pessoas em sua volta. 

9. Não urinar fora da caixa de areia

Evitar a caixa de areia é bastante comum em gatos que estão infelizes ou estressados. Assim que seu gato se adaptar ao novo lar, ele usará a caixa de areia corretamente.

Como fazer um gato se sentir confortável em uma nova casa

Mudar para uma nova casa sempre será estressante para o seu gato, mas existem maneiras de ajudá-lo a se sentir confortável e seguro. 

1. Prepare um quarto para o seu gato

Quando você se muda para um novo ambiente, é melhor criar um quarto ou espaço tranquilo para o seu gato. Este será então o seu lugar seguro enquanto eles estão se instalando.

O espaço deve ter tudo o que o seu gato precisa, incluindo a caixa de areia, comida, água, esconderijos, camas e brinquedos. Se a roupa de cama já cheirar a eles, isso ajudará a adicionar familiaridade e conforto. Se o seu gato sentir que tem um espaço para chamar de seu (um lugar que pode ser o seu território), isso o ajudará a se sentir mais confortável.

2. Transfira itens familiares para o novo espaço

Se você conseguir pegar algumas coisas da casa antiga e colocá-las na casa nova, isso ajudará o ambiente a parecer mais familiar. Levar os brinquedos, cobertores, entre outros itens preferidos do seu gato também lhe trará conforto durante esta transição. 

3. Incentive-o a brincar

Certifique-se de que seu gato tenha acesso a brinquedos, bem como a uma árvore para gatos ou um poste para arranhar e incentive-o a brincar. Brincar com brinquedos é uma ótima maneira de um gato aprender seu novo ambiente. Ajudar a manter seu gato entretido reduzirá sua ansiedade.

4. Certifique-se de que o novo espaço seja seguro

Como se esconder é uma das maneiras de seu gato responder a um novo ambiente, é importante garantir que você bloqueie as áreas que não são seguras para o seu gato se esconder ou que você simplesmente não quer que seu gato se esconda. Você pode usar métodos como bloqueadores embaixo da cama ou sprays automáticos que se ativam por movimento (só lembre-se de pesquisar muito bem para que o produto não faça mal para o bichano).

Nós recomendamos que você forneça lugares específicos para seu gato se esconder e esconda/bloqueie locais que possam ser de acesso mais difícil ou perigosos. Isso vai ajudá-lo nos primeiros estressantes dias.

5. De atenção para seu gatinho

Seja paciente com seu amigo felino, eles estão se sentindo ansiosos e em dúvida sobre seu futuro, então não custa nada dar aquela dose extra de amor.

Dependendo da personalidade do seu gato, ele pode responder melhor a carinho, abraços e colo, ou talvez ele prefira brincadeiras mais interativas. Dar atenção da maneira preferida do seu gato vai ser essencial para que ele se sinta seguro e menos solitário.

Quanto tempo vai durar o hábito de se esconder do gato numa casa nova?

Em média, dois ou três dias já são o suficiente para que os gatinhos se adaptem ao novo ambiente, mas é claro que tudo depende de vários fatores como comentado anteriormente, desde personalidade até a idade.

Se for um gato de rua que nunca tenha vivido em um ambiente caseiro e fechado antes, ele pode demorar uma semana ou mais para se sentir confortável na nova casa.

É importante dar espaço ao seu gato e não apressá-lo enquanto ele se instala no novo ambiente. Certifique -se de que seu gato tenha comida, água e tudo o que eles precisam por perto. 

Quanto tempo leva para um gato se adaptar a um novo dono?

A maioria dos gatos se adapta a um novo dono em algumas semanas. No entanto, pode levar até 6 meses para um gato se adaptar totalmente.

Depende inteiramente da individualidade de cada gato, portanto é difícil fazer uma previsão. Geralmente, os gatos mais velhos tendem a achar mais difícil se adaptar, por isso leva mais tempo, enquanto os gatinhos com personalidades amigáveis ​​e confiantes podem se sentir acomodados com um novo dono muito mais rápido. 

Sinais de que eles estão se adaptando a um novo dono:

Quando você tem um novo gato, é sempre melhor dar a ele a escolha de quando e como ele quer interagir com você. Essa abordagem ajudará a evitar que seu gato fique sobrecarregado ou assustado, permitindo que ele construa um vínculo com você mais facilmente. 

1. Comportamento lúdico

Você notará que seu gato começará a se tornar mais brincalhão à medida que se sentir confortável ao seu redor. A brincadeira interativa oferece um tempo de qualidade importante que ajuda você e seu gato a se relacionarem. 

2. Se esfregar em você

Os gatos se esfregam em seus donos como uma saudação e como forma de colocar seu cheiro em você, marcando você efetivamente como seu território e criando um cheiro de grupo e um vínculo.

3. Não fugir quando eles te virem chegando

À medida que um gato se torna mais confortável em torno de sua nova família, ele não ficará tão nervoso e sim feliz em relaxar no mesmo quarto que você. Quando eles virem você chegando, eles não fugirão e, à medida que seu gato se sentir mais confortável, eles podem até começar a cumprimentá-lo com um miado e esfregando a cabeça contra você. 

4. Não se escondendo

Os gatos se esconderão quando estiverem inseguros e se sentirem estressados ​​ou assustados, com tempo e paciência eles começarão a sair de seus esconderijos voluntariamente. À medida que se sentem cada vez mais confiantes, o gato passará mais tempo explorando e tornando o novo espaço seu território. 

5. Expondo a barriga ao seu redor

Quando um gato rola e mostra a barriga, está expondo suas partes mais vulneráveis, isso demonstra que ele confia em você e se sente confortável perto de você. Os gatos só se colocarão nessa posição vulnerável quando se sentirem seguros com você. 

6. Higiene e carinho

Um sinal promissor de que seu gato está se adaptando a você e sua família é se eles deixarem você acariciá-los e limpá-los. A higiene é uma das principais maneiras pelas quais os gatos reafirmam sua conexão com os entes queridos.

Siga a gente no Instagram: [clique aqui]