Como limpar pata de cachorro.

Como limpar pata de cachorro: Aprenda a técnica correta!

A hora do passeio é o ponto alto do dia dos pets, entretanto existem alguns cuidados que devem ser tomados para uma caminhada divertida e segura, tanto para os cachorrinhos quanto para seus tutores. A maneira certa de como limpar a pata do seu cachorro é uma dúvida frequente e muitos tutores possuem dificuldade nessa hora. Quer aprender a limpar as patas do seu pet corretamente? Então acompanhe esse post até o fim que te ajudaremos a manter a ordem e a saúde dentro de casa.

 

Como limpar pata de cachorro.

 

O que usar para limpar as patas

Como os animais tem o costume de lambar as patinhas é importante verificar a composição dos produtos e NÃO UTILIZAR PRODUTOS DE LIMPEZA NEM RECEITAS CASEIRAS. Receitas caseiras como soluções com vinagre ou álcool não são recomendas para os animais, o pH desses ingredientes é muito ácido e pode ocasionar desconforto e queimadura na pele.  Portanto o mais recomendado é que se utilize produtos especiais para higiene animal, como lenços umedecidos ou spray higienizador.

Como limpar pata de cachorro

Geralmente os cachorros não gostam que toquem suas patas, mas a higienização é importante para manter a casa de livre micro-organismos, poeira e parasitas (carrapatos e pulgas) que possam vir da rua. A limpeza das patas é feita em duas etapas: A limpeza propriamente dita e a secagem. A limpeza pode ser feita com água e sabão, lenço umedecido ou solução de higienização própria para cães e gatos.

Como limpar as patas do cachorro com água e sabão

A higienização com água e sabão é um procedimento semelhante a lavar as mãos, entretanto deve se optar por um sabão neutro de coco e se possível um shampoo para cães de sua preferência. Caso opte por esse método a secagem deve ser feita por completo com um secador.

Também não é recomendado que lave as patas mais de uma vez ao dia, o excesso de umidade nas patas aumenta a proliferação de fungos que podem causar dermatites e irritações.

Como limpar as patas do cachorro com lenço umedecido

Lenços umedecidos são uma ótima opção para higienizar as patinhas depois do passeio. A limpeza com lenços umedecido é bem simples e rápida, você deve passar o lenço limpo nas almofadas da pata, entre os dedos e unhas. A utilização do produto pode ser feita de acordo com a necessidade do cão, podendo ser mais de uma vez ao dia. Lembre-se de lavar as mãos após o procedimento e que os lenços são descartáveis e não devem ser reutilizados.

Sapatos e meias para cães

Uma alternativa é a utilizar sapatos ou meias em cães. A criação de uma barreira física protege as patas de micro-organismo e de detritos indesejados como pedras ou cacos de vidro. Mas atenção, é importante alternar os horários de uso de calçados e meias para que a patinha possa respirar e não aumentar a proliferação de bactérias.

Cuidado extra com as patinhas

Como as patas estão em constante contato com o chão é necessário hidrata-las regularmente, assim evitando rachaduras e escamação. Porém é preciso usar um hidratante especifico para pets, como já comentamos antes não é recomendado o uso de cosméticos humanos em animais.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Agora você já sabe como fazer a higienização das patinhas do seu filhote de 4 patas e garantir a proteção da sua casa.  Que tal dar uma olhada em outros artigos postados por aqui? Confira: Aprenda como dar banho em cachorro em dias frios, Cachorros Natalinos, Você conhece o termo? e Olfato dos pets. Cuidados com o focinho.