Meu pet pode comer isso? Uma lista definitiva sobre alimentos para animais de estimação

Gatos e cachorros não ocupam apenas um lugar especial em nossos corações e lares… eles geralmente ocupam um lugar especial na mesa de jantar, debaixo de nossas mesas durante os cafés, almoços e até no nosso sofá durante a pipoca e a noite de cinema. 

Enquanto muitos de nós adoramos saciar nossos filhos peludos com os alimentos que amamos, é importante garantir que estamos compartilhando alimentos seguros, saudáveis ​​e em porções razoáveis ​​para animais de estimação.

Lembre-se sempre de que as necessidades alimentares de cada gato ou cachorro são diferentes, portanto, converse com seu veterinário antes de preparar um grande lote de guloseimas especiais. Mas aqui está uma lista preparada pelos nossos especialistas, de frutas, vegetais e lanches que são seguros para compartilhar e quais evitar.

1. Em primeiro lugar, vamos falar de frutas!

Pêssegos

A fruta do verão é um verdadeiro prazer para as pessoas. Pêssegos são ricos em açúcar, mas se o seu cão gosta deles, não há problema em compartilhar um pequeno pedaço de pêssego fresco como um deleite ocasional. Você deve evitar pêssegos enlatados, em conserva ou secos que podem ter outros aditivos.

Mais importante ainda, NUNCA dê ao seu cão um pêssego inteiro com o caroço, caules ou folhas de um pêssego! Quando rachado ou mastigado e digerido, o caroço encontrado dentro do pêssego libera amigdalina que se transforma em cianeto de hidrogênio no intestino delgado. Isso é muito tóxico para cães (e humanos) e seria uma emergência médica.

Cerejas

Se você está se perguntando se os cães podem comer cerejas, a resposta curta é não. Os riscos dessa fruta superam os benefícios – tornando a cereja uma fruta que você deve evitar compartilhar com seu melhor amigo.  

Uma ou duas cerejas provavelmente não causarão uma situação de risco de vida em um cão grande; no entanto, um cão pequeno pode desenvolver envenenamento por cianeto de até mesmo um caroço de cereja se o mastigar. Os cães frequentemente engolem suas guloseimas inteiras, e o risco de toxicidade do cianeto é grande demais para fazer essa aposta.

Mirtilos

Os mirtilos estão cheios de vitaminas, minerais e carregam a maior quantidade de antioxidantes para uma fruta. Isso é muito para algo tão pequeno, mas há mais! 

Eles também são ricos em fibras, baixos em calorias e contêm fitoquímicos e antocianinas. Todos trabalhando juntos para dar uma vida mais saudável para cães de todas as idades. Quer você os utilize frescos, congelados, secos ou amassados, com apenas 84 calorias por xícara, os mirtilos são um deleite seguro para o seu pet. Dito isso, você deve evitar muffins de mirtilo, iogurte de mirtilo preparado comercialmente, torta de mirtilo, panquecas ou qualquer coisa com sabor artificial de mirtilo.

Como acontece com qualquer fruta ou vegetal, o controle das porções é importante. As guloseimas devem incluir apenas 10% da dieta do seu cão e ser consideradas algo ocasional. Para a maioria dos cães pequenos, 10 mirtilos seria uma quantidade adequada. Raças de cães grandes podem tolerar mais, mas tenha em mente a proporção de 10% ao oferecê-los.

Morangos

Nem todas as frutas e vegetais são seguros para o seu cão, mas os morangos são um doce que não é apenas seguro para o seu cão, mas também contém nutrientes poderosos que apoiam a sua saúde

Como mirtilos e cranberries, os morangos são ricos em antioxidantes, têm baixas calorias e fornecem fibras alimentares. Eles também são uma boa fonte de vitamina C. Se você quiser oferecer morangos ao seu cão, eles são um superalimento muito saudável e seguro. Basta oferecê-los em pequenos pedaços para evitar engasgos ou bloqueios.

Tomates

Quando se trata de animais de estimação e segurança de tomate, tudo se resume à cor. MUITOS dos tomates que os humanos consomem estão em molhos, salsa e outros condimentos. E enquanto um tomate perfeitamente maduro (vermelho) é bom para um cachorro, todas as outras formas de tomate podem não ser tão saudáveis ​​e apresentar sérios riscos.

Uma vez que os tomates estão em um molho ou sopa, eles são muito salgados para animais de estimação. E as partes verdes do tomateiro – caule, folhas, raízes e frutos verdes – são onde a solanina e a tomatina são encontradas e podem ser tóxicas. O nível de toxicidade da solanina é de 5%, mas à medida que o tomate amadurece e fica vermelho, as toxinas diminuem para quantidades mínimas, tornando-as seguras para o seu cão.

2. Traga os vegetais! 

Salsão

Você provavelmente não encontrará um gato que queira comê-lo, mas o aipo é uma excelente ideia de petisco ocasional para o seu cão. Com suas propriedades hidratantes e vitaminas e minerais adicionais, este vegetal de baixa caloria é uma das melhores guloseimas compartilháveis ​​que você pode desfrutar com seu filhote. Contanto que você tenha certeza de que é orgânico ou limpo completamente e picado, seu cão vai adorar este deleite nutritivo e crocante.

Outro fato interessante sobre o aipo? Embora não possa substituir a higiene dental adequada ou a escovação, o aipo pode combater o mau hálito. Se o hálito do seu cão estiver mais fedido, um lanche de aipo pode refrescá-lo. Este benefício vem da textura crocante e alto teor de água que estimula a produção de saliva para ajudar a lavar as bactérias e a placa.

Cogumelos

Cogumelos cultivados organicamente e comprados em lojas são de fato seguros e saudáveis ​​​​para oferecer ao seu cão como um deleite, ou em cima de sua comida de cachorro regular. Ricos em nutrientes, os cogumelos oferecem muitos benefícios para a saúde geral do seu filhote, e alguns cães os devoram avidamente.

Existem mais de 50.000 tipos de cogumelos e apenas 2% deles são tóxicos, mas é importante saber que os cogumelos selvagens podem ser venenosos. Como muitos cães comem qualquer coisa, é fundamental estar ciente de que um desses cogumelos com cheiro de peixe pode ser muito tentador, mas pode causar toxicidade ou envenenamento por cogumelos. Não há realmente nenhum cogumelo selvagem que seja seguro para o seu cão, então você deve saber o que procurar caso seu cão tenha consumido um.

Pepinos

Pepinos são tecnicamente frutos. Eles vêm da mesma família da abobrinha, alguns melões, e abóbora. Embora não tenhamos ouvido falar de uma tonelada de filhotes que enlouquecem por pepinos, eles são saudáveis ​​​​para humanos e nossos amados companheiros.

Pepinos são embalados com água, são baixos em calorias e oferecem os benefícios da vitamina C, K, B e uma série de minerais como potássio, manganês, cobre e cálcio. O pepino crocante também fornece um fornecimento moderado de fibra, tornando-o uma excelente proteção contra a lentidão gastrointestinal.

Alguns estudos mostraram que os pepinos podem ser benéficos no combate a diabetes em animais porque não incluem amidos. E lanças de pepino congeladas (sem pele) podem até ser um bom deleite para filhotes.

3. Lanches, amidos e outras coisas

Pão

O que poderia ser melhor do que biscoitos ou pão recém-assado? Pães simples geralmente são lanches seguros para animais de estimação. Mas certifique-se de que o pão não contenha outros ingredientes que possam ser tóxicos. Evite pães com sabor que possam conter alho, cebola, passas ou chocolate, pois esses alimentos são todos tóxicos para animais de estimação. Se você decidir passar a cesta de pão para o seu cão ou gatinho, certifique-se de pular a manteiga! Um grande cuidado: cães e gatos nunca devem comer massa de pão crua ou mal cozida. A levedura ativa pode causar inchaço, letargia e até convulsões.

Batata-doce

Nutricionistas consideram a batata-doce um superalimento completo. Esses tubérculos moídos de cor laranja, ou vegetais de raiz, são densos em nutrientes. Eles estão cheios de nutrientes como vitaminas A e C, fibras, cálcio e potássio.

Muitos fabricantes de alimentos para cães e guloseimas para cães incluem batata-doce em seus produtos. E a batata-doce simples e cozida é uma opção de lanche doce para o seu animal de estimação. Apenas certifique-se de que qualquer batata-doce que você está dando ao seu bebê não tenha manteiga ou temperos. Isso significa que não há caçarola ou torta de batata-doce de Ação de Graças, pois está cheia de açúcares, gorduras e creme.

Batatas

Quer saber como alimentar seu filhote com outro tipo de batata? Em geral, a batata-doce é uma opção mais saudável, mas seu cão pode comer batatas se estiverem devidamente preparadas e se não houver cor verde na casca da batata. No entanto, o alto teor de amido coloca as batatas na categoria “lanche ocasional”. Se o seu cão tem diabetes, está acima do peso ou luta contra o câncer – evite completamente as batatas brancas.

Embora as batatas brancas ofereçam alguns benefícios nutricionais ao seu cão, existem tantas opções mais saudáveis ​​​​de guloseimas que você pode considerá-lo um alimento apenas para humanos, e não oferecê-lo ao seu amigo peludo.

Pipoca

A única coisa melhor do que uma noite de cinema? Uma noite de cinema com pipoca e cachorrinhos. Então, se você está se perguntando se é seguro passar a pipoca para o seu cão, pipoca, como um deleite, é bom, mas não é o melhor alimento para o seu cão. Também pode ser difícil para os cães digerirem, então eles não podem comer o suficiente para desfrutar de qualquer um dos benefícios nutricionais.

O milho é relativamente seguro, embora talvez desnecessário, e encontrado em muitos alimentos comerciais para cães. Mas quando se trata de pipoca, o problema para os cães está em como preparamos essa guloseima para nós, pais de animais de estimação, desfrutarem. A melhor maneira de oferecer pipoca ao seu cão é estourada e simples, com todos os grãos não estourados removidos. Isso é difícil de fazer se você preferir pipoca carregada com sal, manteiga ou os aromas que normalmente apreciamos. 

Nozes

Algumas nozes são seguras para o seu cão, mas é importante ler sobre a segurança das nozes antes de ceder ao seu cão e saber quais nozes são tóxicas e trazem sérios riscos. A manteiga de amendoim, embora rica em calorias, é segura e saudável com moderação. Apenas preste atenção aos ingredientes e tenha cuidado com quaisquer sais e açúcares (especialmente adoçantes artificiais ou substitutos do açúcar).

Quer saber quais nozes não são seguras? Sempre evite amêndoas, avelãs e nozes de macadâmia. Além disso, cascas de nozes nunca são uma boa ideia. Eles não são digeríveis e apresentam riscos de asfixia e bloqueio. Suas conchas duras também podem ter bordas afiadas que podem causar perfurações no trato intestinal que requerem cirurgia.

4. Mmmmm… Carne e laticínios!

Peru ou Galinha

Cães (e gatos) ADORAM carne. Tanto o frango quanto o peru são usados ​​em muitos alimentos comerciais para animais de estimação e geralmente são considerados uma opção saudável. Então, você pode compartilhar seu sanduíche de peru ou frango assado com seu filhote?

A carne branca sem ossos ou pele é a melhor escolha. No entanto, você deve ser seletivo sobre qual pedaço de peru você coloca seu cão debaixo da mesa e sempre evite ossos, pele ou carne muito temperada.

Presunto ou Salsicha

Um presunto defumado ou com mel tem cheiro e sabor deliciosos, mas não é uma boa opção para nossos animais. O presunto contém altos níveis de sódio e gordura, ambos ruins para os animais de estimação. Ossos de presunto também estão fora dos limites porque podem lascar e causar danos ao estômago ou aos intestinos. Portanto, embora seu animal de estimação possa implorar por um pedaço no Natal ou no café da manhã, é melhor nunca compartilhar.

Queijo

Cheddar, suíço ou mussarela – você consegue pensar em um cachorro que não ama queijo? Alimentos e guloseimas comerciais para cães usam queijo para aumentar a palatabilidade, e nós o colocamos em brinquedos para cães para manter nossos filhotes ocupados. Mas mesmo que os cães amem queijo – é um lanche que deve ser servido em pequenas quantidades. Cuidado com o teor de sódio e gordura, além de evitar aditivos, aromatizantes artificiais ou adoçantes. Por essas razões, os queijos naturais são sempre os melhores.

E o Camarão?

A carne de camarão PODE ser relativamente segura para os filhotes e oferecer alguns benefícios nutricionais. Mas existem algumas precauções que você deve considerar antes de oferecer este crustáceo ao seu canino. O camarão é rico em colesterol ruim e, se não for cozido adequadamente, pode conter bactérias perigosas para os cães. Antes de deixar seu cão petiscar um camarão, certifique-se de ler sobre os cuidados e riscos.

Quer compartilhar alguns camarões com seu gatinho? Encontrado em muitos alimentos comerciais para gatos, o camarão é altamente nutritivo e a maioria dos gatos adora. Mas existem algumas regras de segurança do camarão a serem lembradas. Sempre evite camarão processado, pronto para comer e pré-embalado, pois geralmente é extremamente rico em sódio, ou temperos e ervas que também podem ser tóxicos. Camarão congelado ou fresco que você cozinha em casa, sem tempero ou sal, é a aposta mais segura. E desde que seu gato não tenha alergia a mariscos ou problemas dentários ou digestivos, geralmente é seguro comer cabeças, caudas e pernas de camarão com moderação, supondo que sejam livres de sal e temperos. 

Ovos para animais de estimação?

Os ovos são considerados a proteína animal perfeita e um superalimento para nós humanos. Curiosamente, quando cozidos, podem ser igualmente benéficos para cães e gatos! Muitos cientistas acreditam que eles podem ser uma boa fonte de proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais – apenas certifique-se de que os ovos sejam cozidos e não crus antes de dá-los ao seu animal de estimação para não correr o risco de exposição à salmonela.

Pensando em alimentar seu gatinho com ovos? Se oferecido além de uma dieta balanceada e de alta qualidade, esse superalimento oferece muitos benefícios e nutrientes essenciais, e pode ajudar com pelo brilhante, garras saudáveis ​​e bem-estar geral aprimorado. Apenas tome cuidado com as quantidades e a frequência para evitar problemas de estômago ou digestão.

Obviamente, esta é apenas uma pequena lista de alimentos de pessoas que você pode querer compartilhar com seus filhos peludos. Cada animal tem necessidades dietéticas e de saúde únicas, então você deve sempre discutir a dieta do seu gato ou cachorro com seu veterinário antes de saciá-los em guloseimas humanas. Apenas lembre-se, comida não é igual a amor, e o melhor tratamento que você pode dar ao seu animal de estimação é uma vida saudável!

Aproveite e leia o último texto publicado pelo nosso blog sobre 9 sinais de que seu novo gato está se adaptando ao ambiente.

Nosso Instagram [clique aqui]