Como cuidar de filhotes de cães e gatos?

Como cuidar de filhotes de cães e gatos?

Como cuidar de filhotes de cães e gatos?

Cuidados e produtos específicos fazem toda a diferença na saúde dos pequenos

Receber um novo amigo em casa é sempre uma alegria para toda a família. Filhotes de cães e gatos são fofinhos, e suas travessuras costumam encantar a todos, porém eles precisam de cuidados especiais e produtos específicos para garantir sua saúde e bem-estar.

Confira as dicas da coordenadora de Medicina Veterinária da Universidade Positivo (UP), Thaís Casagrande, e da farmacêutica Sandra Schuster da docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets, sobre como cuidar de filhotes de cães e gatos.

1. Vermifugação

As primeiras doses de vermífugo, para filhotes de cães e gatos, devem ser administradas aos 15, 30 e 45 dias, conforme peso do animal em cada fase. “Esse cuidado deve ser tomado já pelo criador ou tutor responsável pela mãe e ninhada. É necessário administrar um vermífugo específico para filhotes e, após essa programação inicial, continuar o cuidado conforme orientações do veterinário que vacinar o animal”, explica a veterinária Thaís.

2. Vacinação

Os filhotes de cães podem ser vacinados com a vacina óctupla ou déctupla, que previnem as principais doenças nessa espécie. A primeira dose deve ser administrada entre 45 e 60 dias de idade, a segunda dose 21 a 30 dias depois, juntamente com a vacina contra gripe, e a terceira dose 21 a 30 dias após a segunda. A vacina antirrábica deve ser aplicada com 4 meses de idade.

Já os gatos devem tomar a vacina quádrupla ou quíntupla. A primeira dose deve ser administrada quando completar 60 dias, a segunda com 90 e a terceira com 120 dias. E a vacina antirrábica deve ser administrada uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla ou quádrupla.

Após esse programa preventivo inicial dos cães e gatos, as vacinas devem ser reforçadas anualmente.

3. Controle de ectoparasitas

Além de provocar coceira e desconforto nos peludos, as pulgas transmitem vermes e podem causar alergia. “A dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) é muito frequente em animais de companhia. É uma reação de hipersensibilidade da pele quando ocorre a injeção da saliva da pulga durante a picada. Essa hipersensibilidade provoca inflamação e prurido e pode resultar em lesões cutâneas, feridas e falhas de pelo”, comenta a veterinária. “Por isso tratar e prevenir infestações é tão importante. Se os filhotes muito pequenos estiverem com pulgas, o ideal é aplicar spray antipulgas no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Para filhotes com mais de 60 dias, existem opções de anti pulgas pour on (para aplicação na nuca do animal). Mas o ideal mesmo é buscar orientação do veterinário sobre o produto mais adequado para seu filhote”, complementa.

4. Escovação

Outra dica importante, é acostumar o filhote com cuidados que farão parte da rotina deles durante toda a vida, como a escovação bucal e dos pelos. Para a escovação bucal é necessário usar uma escova apropriada ao tamanho dele, e usar somente pasta de dente própria para pets.

Quanto à pelagem, a indicação é escovar os cães e gatos no mínimo 3 vezes por semana, principalmente os animais de pelos longos. Assim evita-se que os pelos embolem e retira-se o excesso de resíduos da pelagem. Segundo a farmacêutica Sandra Schuster, existem escovas adequadas ao tipo e comprimento dos pelos e também aquelas que prometem retirar os sub pelos mortos, evitando assim que a pelagem embole e fazendo com a pele respire melhor.

5. Banho

O ideal é que os filhotes evitem pet shops antes de finalizarem o esquema vacinal, evitando assim contato com outros animais até que seu sistema imunológico esteja preparado. Para manter o filhote limpo os tutores podem dar banho em casa, desde que tomem os devidos cuidados como não molhar os ouvidos dos pets e secar toda a pelagem após o banho.

É importante frisar que os produtos de higiene e beleza devem ser de uso exclusivo veterinário. “A pele dos animais tem pH diferente do humano, são mais finas e sensíveis, principalmente a dos filhotes, por isso a utilização de produtos para humanos pode causar alergias e problemas na pele”, alerta Sandra. “Pensando nisso, a docg. desenvolveu shampoo e condicionador exclusivo para filhotes. Além de conter um ativo neutralizador de odores, que faz com que o banho ‘dure mais tempo’, os componentes da fórmula são hipoalergênicos, livres de parabenos e óleos minerais, e pensados especialmente para os pequenos”, complementa.

Outra opção criada pela marca foi o banho seco. Nas versões em pó ou spray, é uma alternativa para manter o pet limpo reduzindo o número de banhos, principalmente nos períodos de clima mais frio. Para completar os cuidados, ainda é possível escolher um dos perfumes desenvolvidos para os filhotes com fragrâncias da empresa suíça Firmenich.

6. Passeios

Os passeios na rua ou em parques também só devem acontecer após o término das vacinas, mas o tutor pode ir acostumando o pet a usar peitoral e guia treinando com ele dentro de casa. “Além dos acessórios adequados ao tamanho do pet, o tutor deve lembrar de sempre manter o animal com uma coleira e placa de identificação, pois em caso de fuga, principalmente durante os passeios, será mais fácil encontrá-lo”, alerta Sandra. O catálogo da marca oferece uma placa de identificação com numeração, que indica o perfil on-line do pet com todos os dados dos tutores. Além disso, quando o pet se perde, é possível alertar a rede e aumentar as possibilidades de encontrar o animal.

No retorno do passeio é importante lembrar de limpar as patas do pet, verificando se algum corpo estranho ficou preso aos pelos, e também aproveitar para hidratar as almofadas das patas, pois elas sofrem com o atrito no chão e com temperaturas mais altas. “Essa também foi uma preocupação da docg. ao desenvolver sua linha de produtos”, esclarece a farmacêutica. “Criamos um creme para patas com D-pantenol e glicerídeos de soja que está fazendo sucesso”, adianta.

Com todos esses cuidados, os filhotes crescerão com mais saúde para acompanhar seus tutores por muitos e muitos anos.