Cachorro da raça bulldog coberto com um cobertor vermelho

Setembro Vermelho: mês dedicado ao cuidado cardíaco do pet

Com a missão de fazer os pets a viverem mais e melhor, a Docg incentiva as campanhas de conscientização desenvolvidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, que visam educar tutores de cachorros e gatos sobre os riscos, sintomas e tratamentos de doenças específicas ao mundo animal.

Em apoio ao Setembro Vermelho PET, mês de conscientização sobre doenças cardíacas em cães e felinos, endossado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV), o blog Docg destaca a importância do acompanhamento regular com o cardiologia veterinário, com o intuito de ajudar os tutores a identificarem e prevenirem a saúde cardíaca dos seu companheiros peludos.

Sintomas

Os sintomas de problemas cardíacos em pets podem ser sutis, mas a identificação e o cuidado prévio são fundamentais para impedir que antes simples indícios, possam ser tornar doenças cardíacas irreversíveis.

Com o intuito de orientar os tutores a identificar o possível problema de saúde, confira os principais sintomas de doenças cardíacas em animais:

Em Cães: os problemas cardíacos são relativamente comuns em cães. Alguns dos sintomas que os tutores devem estar atentos incluem tosse, dificuldade respiratória, letargia, perda de apetite, desmaios e inchaço abdominal. Raças de cães específicas podem ser mais suscetíveis a certas condições cardíacas.

Em Gatos: também podem sofrer de doenças cardíacas, embora sejam menos comuns do que em cães. Os sinais de problemas cardíacos em gatos podem incluir dificuldade para respirar, letargia, intolerância ao exercício e inchaço abdominal.

Mas não se desespere ao identificar um ou outro desses sinais. É importante observar se houve alguma situação que possa ter causado o sintoma, afinal, seu pet pode estar com estresse, dor de estômago ou algo mais leve.

Veja também:

+ Junho Violeta Pet: Conheça as principais lesões oculares e saiba como preveni-las
+ Conheça o LIOF – Alimento fresco e seco para cães

Doenças cardíacas mais comuns

Segundo o estudo epidemiológico dos cardiopatias de cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, realizado entre 2013 e 2018, em média, 10% de cachorros e gatos atendidos por veterinários estão acometidos de problemas cardíacos. Desse percentual, 73,49% das doenças cardíacas em cães e 75% em gatos não tem um diagnóstico definido, como arritmias, sopros, ICC e outras cardiopatias.

Veja as doenças cardíacas mais habituais em cachorros e gatos:

Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

A principal característica dessa doença é o bombeamento insuficiente de sangue, que dificulta o fluxo normal por acumular sangue nos vasos. Isso pode gerar edemas (acúmulo de líquido) no corpo de cães e gatos.

Valvulopatia

Essa doença é formada por uma falha anatômica nas válvulas cardíacas, que causa um descontrole no fluxo sanguíneo e pode levar à insuficiência cardíaca. É muito comum em cães de pequeno porte, como os das raças pinscher, maltês, yorkshire e poodle.

Cardiomiopatia Dilatada

Essa cardiopatia dilata as câmaras cardíacas e deixa o músculo tão fino ou enfraquecido que não consegue se contrair o suficiente, que atrapalha o devido fluxo para os órgãos vitais. Isso pode causar acúmulo de líquidos nos pulmões, por exemplo, o que leva a uma insuficiência cardíaca congestiva.

Cardiomiopatia Hipertrófica

Ela se caracteriza a partir do enrijecimento do ventrículo esquerdo do coração, que reduz espaço disponível para o sangue dentro da câmara e diminui o volume de sangue que é bombeado. É mais comum encontrar essa doença em gatos, com o sopro no coração e as arritmias como os sinais mais comuns.

Dirofilariose

Também conhecida como cardiopatia parasitária, a Dirofilariose é transmitida por picadas de mosquitos, causada por um verme que se aloja no coração e atrapalha o fluxo normal do sangue. Essa é uma das doenças mais perigosas de todas, pois além de afetar os pets, também pode prejudicar seus tutores humanos.

Gato da cor laranja, perto de uma tela de janela
Gatos também podem sofrer doenças cardíacas (Foto: Divulgação)

Como tratar?

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz de doenças cardíacas em animais de estimação. Geralmente, isso envolve exames clínicos regulares com um veterinário e, se necessário, exames complementares como radiografias, ecocardiogramas e exames de sangue.

O tratamento pode variar ao depender do tipo e da gravidade da doença cardíaca. Pode incluir medicamentos para controlar os sintomas, mudanças na dieta e estilo de vida, ou, em alguns casos, até cirurgia.

Orientações de prevenção

A prevenção desempenha um papel importante na saúde cardíaca dos animais de estimação. Em caso de suspeita que seu cachorro ou gato pode estar sofrendo de uma doença cardíaca, é importante entrar em contato com seu veterinário o mais rápido possível para obter um diagnóstico e orientações adequadas de tratamento.

Confira algumas orientações gerais para cuidar de animais de estimação com problemas cardíacos:

Consulta veterinária regular: agende consultas regulares com um cardiologista veterinário ou um veterinário de cuidados internos para monitorar a saúde do seu pet;

Medicação: alguns pets com problemas cardíacos precisam de medicação prescrita pelo veterinário. Certifique-se de administrar a medicação conforme as instruções;

Dieta adequada: siga as recomendações do veterinário quanto à dieta do seu pet;

Controle do peso: mantenha o peso do seu animal sob controle. O excesso pode sobrecarregar o coração e piorar os sintomas;

Exercícios moderados: a atividade física é importante, mas deve ser controlada e moderada. Evite exercícios extenuantes e adapte a rotina de exercícios às necessidades do seu pet;

Ambiente confortável: mantenha o ambiente do seu pet confortável e livre de estresse. Evite situações que possam causar ansiedade;

Hidratação adequada: certifique-se de que seu pet tenha acesso a água fresca o tempo todo;

Evite temperaturas extremas: proteja seu animal de estimação do calor excessivo e do frio extremo, pois essas condições podem afetar negativamente o sistema cardiovascular;

Fale com o veterinário: mantenha uma comunicação aberta com o veterinário do seu pet e relate qualquer mudança nos sintomas ou no comportamento.

A campanha Setembro Vermelho PET de conscientização de doenças cardíacas em cachorros e gatos vai contribuir para que os tutores a estejam alinhados com a missão da Docg, que é fazer o pet viver mais e melhor.