Cuidado com transição alimentar de cachorros e gatos

O processo de transição alimentar para cães e gatos exige uma postura cuidadosa, empática e planejada dos tutores. A troca de ração, seja ela feita quando os pets são filhotes adultos ou idosos, é nada mais que um período de adaptação ao novo alimento. Logo, o processo deve ser feito de maneira bem organizada e de forma gradual.

A correta transição alimentar é importante para evitar problemas gastrointestinais como diarreias, vômitos e, é claro, a rejeição da ração.

Como deve ser feita a transição alimentar?

Segundo a orientação dos veterinários, a troca da alimentação deve ser feita gradualmente, em um processo que pode durar por pelo menos uma semana. A transição progressiva é essencial para melhor adaptação do cão ao novo alimento e, é claro, evitar a rejeição.

Confira o cronograma de troca de alimentação:

1º e 2º dia: 75% dieta antiga e 25% nova alimentação

3º e 4º dia: 50% dieta antiga e 50% nova alimentação

5º e 6º dia: 25% dieta antiga e 75% nova alimentação

A partir do 7º dia: 100% nova alimentação

Quando deve ser feita a troca de ração?

Na mudança de fase de vida: as fases filhotes, adultos e idosos requerem diferentes dietas, especialmente quando os animais estão mais velhos por serem mais propensos à obesidade, diabetes ou outros problemas. Portanto, fique atento e converse com seu veterinário para saber quando é o momento certo para trocar de ração e qual é a mais recomendada.

Cães e gatos alérgicos a certos componentes da ração: alguns animais são alérgicos e não conseguem se adaptar a certos tipos de alimentos. Fique atento a alterações em pele e pelo, e na aparência das fezes. Lembre-se de procurar um veterinário para melhores orientações.

Pets que necessitam de uma alimentação específica: alguns problemas de saúde exigem dietas próprias, com nutrientes específicos, como, por exemplo, pacientes com doença renal crônica que necessitam de uma dieta com teor de fósforo controlado. Nesses casos, o animal pode precisar de uma dieta personalizada e de alta qualidade para complementar o tratamento.

É importante lembrar que qualquer alteração na dieta deve ser feita sob orientação de um veterinário. São os profissionais que determinam qual alimentação vai atender as exigências nutricionais de acordo com o peso, fase da vida e a rotina do pet para garantir uma ótima qualidade de vida.

É com o objetivo de tornar a alimentação dos cachorros mais saudável e nutritiva que a Docg desenvolveu as rações: Dg, da linha premium-especial, Fórmula Natural, da linha super premium, e também o alimento natural LIOF, que faz parte da classe Natural Food.

As três melhores opções de alimentação são saborosas e agradáveis ao paladar do cão, características que ajudam na transição alimentar.

Linha de alimentação premium da Docg (Arte: Ana Kumagai)

LIOF

Posicionada na linha Natural Food, a LIOF é a primeira alimentação para cães adultos que utiliza o processo de liofilização, que preserva os ricos nutrientes dos ingredientes naturais e garante refeições saborosas ao seu pet.

✅LIOF deixa a boca saudável ao reduzir a produção de tártaro;
✅É um poderoso agente no desenvolvimento cognitivo do seu cachorro;
✅Auxilia na saúde intestinal e reduz o odor e volume das fezes;
✅Garante absorção de uma rica quantidade de proteínas e nutrientes naturais.

Nos sabores carne, frango e lombo, os ingredientes são produzidos e submetidos ao moderno e suave processo de sublimação da água, que preserva o aspecto natural do alimento base e mantém as qualidades nutricionais de textura e sabor.

Fórmula Natural

Com o intuito de promover o equilíbrio para a rotina alimentar do cachorro, a Docg desenvolveu a saborosa e nutritiva Ração Super Premium Fórmula Natural para cães filhotes e adultos de micro, pequeno e grande porte

Nos sabores frango com batata doce e vegetais selecionados e em quatro diferentes tamanhos, o alimento é composto por 50% de ingredientes de origem animal de alta qualidade e 50% vegetais, frutas e minerais orgânicos selecionados.

A soma das duas composições garantem uma fórmula 100% natural, livre de conservantes artificiais, elaborada com ingredientes ricos em fibras e antioxidantes.

A combinação saudável e saborosa só traz benefícios para seu cão:

✅Alta absorção de nutrientes com proteína de qualidade;
✅Apoio às defesas naturais do organismo;
✅Preserva a pele e os pelos;
✅Contribui para a saúde e higiene bucal;
✅Aliado à saúde das articulações;
✅Atua na digestão e funções intestinais;
✅Reduz o volume e odor das fezes.

Dg

Fabricada com ingredientes de qualidade, a ração Dg traz uma rica composição que garante refeições mais nutritivas, saborosas e crocantes para os cães. Classificada como premium-especial, o alimento é mais agradável ao paladar de cachorros mais exigentes.

Além do sabor, a Dg é uma forte aliada na preservação da saúde e bem-estar do pet, pois tem em sua fórmula uma combinação de ingredientes que auxilia na melhora da pele e do pelo, no cuidado com a saúde bucal, cardiovascular e sistemas nervoso e cognitivo, além de reduzir o volume e odor das fezes.

A Dg é a única alimentação da categoria premium-especial com glucosamina e condroitina, combinação que ajuda a proteger as articulações. Ou seja, a ração Dg garante uma vida mais saudável para os cães.

Além da transição alimentar, uma rotina de refeição saudável para cães e gatos assegura que os pets vivam mais e melhor!