8 motivos pelos quais um pet melhora sua saúde mental

8 motivos pelos quais um pet melhora sua saúde mental
Setembro Amarelo

Confira porquê ser dono de pet pode ser muito mais benéfico para sua saúde mental do que você pensa

Para o mês da Conscientização da Saúde Mental, os especialistas em pets da docg. prepararam um material sobre como os animais de estimação podem impactar positivamente a saúde mental de seus donos e ajudar a reduzir a solidão e a depressão.

Setembro é o mês da prevenção ao suicídio e da Conscientização da Saúde Mental, o famoso Setembro Amarelo. Você sabia que 90% dos donos de animais de estimação se sentem mentalmente mais saudáveis ​​graças ao seu animal de estimação? A solidão tem demonstrado ter um enorme impacto na saúde física e mental, os pesquisadores acreditam que o efeito da solidão na mortalidade é comparável ao impacto de fatores de risco bem conhecidos, como obesidade e tabagismo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de depressão em toda a América Latina, chegando a 5,8% da população. Sendo 3,6% dos homens e 7,7% das mulheres. Esse tema é considerado tabu por muitas sociedades, e por isso mesmo deve ser tratado com responsabilidade e seriedade, e deve sim ser discutido.

Por que os pets melhoram nossa saúde mental?

1. Eles aumentam nossa vontade de praticar exercícios

Animais de estimação podem ajudá-lo a ser mais ativo. Eles lhe dão uma razão para sair, tomar um ar fresco e se exercitar, o que comprovadamente melhora seu humor, sono e saúde mental. Sem perceber, passear com seu pet acaba sendo benéfico tanto para você quanto para ele, tomar um ar e caminhar nunca é demais.

2. Menos solidão, os pets são ótimos ouvintes

Animais de estimação proporcionam uma sensação de união. O vínculo com um animal de estimação ajuda você a não se sentir sozinho. Ver, tocar, ouvir e falar com seus pets traz uma sensação de boa vontade, alegria, carinho e felicidade aos donos. 

Nossos melhores amigos estão sempre lá para nós, as vezes temos até a impressão que eles sabem quando estamos para baixo ou chateados. 80% dos donos de pets dizem que seu animalzinho os faz sentir menos solitários.

Além disso, os animais de estimação são uma ótima maneira de facilitar interações sociais e facilitar reuniões, eles são ótimos motivos para iniciar conversas, esteja você passeando com seu animal no parque ou postando foto do seu gatinho nas redes sociais, os humanos se conectam mais graças aos animais.

3. Pets ajudam crianças com autismo e TDAH

As sessões de terapia com animais de estimação demonstraram aumentar as funções sociais, diminuir o isolamento e melhorar a independência em crianças com autismo.

Da mesma forma, crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem se beneficiar com a companhia de um animal de estimação. Ao ficar responsável por alimentar, passear e dar banho em seus pets, as crianças podem aprender a planejar e assumir responsabilidades. O esforço dos exercícios que as brincadeiras com os bichinhos oferecem também libera o excesso de energia para ajudar as crianças a se sentirem mais calmas à noite.

4. Pessoas menos ansiosas

Animais de estimação ajudam a controlar a ansiedade. Agora, mais do que nunca, muitas pessoas estão se sentindo ansiosas ou lutando com a saúde mental. Animais de estimação fornecem companhia e apoio. Acariciar e brincar com seu pet reduz os hormônios relacionados ao estresse, mesmo que sejam apenas 5 minutos de interação. Comprovadamente os níveis de serotonina e dopamina dentro do nosso corpo sofrem um aumento significativo após interagir com os nossos melhores amigos de quatro patinhas, esses hormônios são responsáveis por acalmar e relaxar nosso sistema nervoso.

5. Eles apoiam nosso bem-estar geral

De acordo com a HABRI (Instituto de Pesquisa sobre a Ligação entre Humanos e Animais), 74% dos donos de animais de estimação dizem que possuir um pet melhorou sua saúde mental. Estudos mostram que a interação humano-animal aumenta os níveis de oxitocina no cérebro, resultando em uma sensação de calma, conforto e foco.

Não só isso, mas um estudo com mais de 600 donos de gatos pela Cats Protection e pela Mental Health Foundation descobriu que 87% sentiram que ter um gato teve um impacto positivo em seu bem-estar, enquanto 76% disseram que poderiam lidar melhor com a vida graças a presença de seu animal de estimação.

6. No ambiente de trabalho

Pets podem reduzir o estresse relacionado ao trabalho. Dois em cada três funcionários dizem que o trabalho os estressa e 40% dizem que seu trabalho atrapalha sua saúde. Estudos mostram que animais de estimação no local de trabalho ajudam a reduzir o estresse e melhorar a satisfação dos funcionários.

7. Produtividade

Animais de estimação podem ajudar a aumentar a produtividade, onde quer que você trabalhe. Quando um cachorro se junta a uma reunião virtual, os membros do grupo classificam seus companheiros de equipe com mais confiança, coesão da equipe e camaradagem.

8. Companhia em casas de repouso

Animais de estimação são ótimos companheiros, principalmente para pacientes mais idosos. A terapia assistida por cães demonstrou melhorar o humor, o funcionamento psicossocial e a qualidade de vida em pessoas com demência.

Muitas casas de repouso têm animais de estimação residentes ou recebem visitas regulares de animais como parte de sua programação recreativa; não só criam um ambiente mais calmo e familiar para os residentes, como também reduzem a ansiedade em pessoas com doença de Alzheimer.

Agora que você já sabe a importância de ter um animal de estimação para sua vida, não perca tempo, vá adotar um melhor amigo ou abraçar o seu, carinho com seu pet nunca é demais. Aproveite e visite nosso site para comprar produtos premium para pets, eles merecem um presente por nos ajudar tanto em nossas vidas.