Verão docg: Cuidados com hidratação do pet

A estação do sol, que também é a estação do verão, é o período de férias, diversão e calor. Porém, as altas temperaturas se tornam um perigo, quando falamos de cuidados com a hidratação tanto de humanos quanto de pets.

As temperaturas quentes e lugares de difícil circulação de vento podem causar um superaquecimento do seu pet, a chamada hipertermia. Esse quadro é caracterizado pela respiração acelerada e aumento da temperatura corporal.

Vale lembrar que cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas, motivo pelo qual eles buscam reduzir o calor corporal por meio da respiração e “suor” pelo focinho.

A dificuldade em respirar e assim regular a temperatura corporal pode levar o pet ao óbito. Por isso, é importantíssimo prestar atenção às condições que seu pet está exposto.

Alguns sinais desse superaquecimento são salivação em excesso, taquicardia, indisposição e confusão mental.

Nesses casos, ofereça água à vontade e abrigue o pet em local arejado e longe de exposição solar.

Dar água gelada ou colocar pequenos cubos de gelo no bebedouro do pet também é uma maneira simples e eficaz de deixar a água gelada para cachorro, auxiliando na sensação de frescor.

Outra alternativa para evitar mal-estar pet é fazer picolés de fruta (sem adição de açúcar e das frutas permitidas, claro).
O modo de preparo é simples: bastar misturar água e a fruta desejada no liquidificador e depois congelar em uma forma. 

Além disso, é recomendado o uso de um pano gelado e úmido ou saco de gelo nas regiões das axilas e na barriguinha do pet, pois pode ajudar a diminuir drasticamente a temperatura corporal do pet.

Por fim, a recomendação é – em caso de persistência dos sintomas – procure um profissional veterinário o mais breve possível.

E, aí? Gostou das dicas de verão da docg?
E não esqueça: a docg tem produtos de verão pensados para seu pet viver mais e melhor, inclusive na estação da diversão.

Para mais dicas sobre bem-estar e qualidade de vida pet, siga a docg nas redes sociais.

docg.

Seu pet vivendo mais e melhor.