como cuidar do seu pet na primavera: foto de um cachorro com uma flor entre os olhos.

Confira 3 dicas de como cuidar do seu pet na primavera

Saiba quais são os cuidados especiais com o seu animalzinho nessa época do ano

como cuidar do seu pet na primavera: foto de um cachorro com uma flor entre os olhos.

Flores desabrochando, temperaturas amenas e aumento de chuvas… Esses são alguns dos sinais de que a primavera está chegando. No Brasil, essa estação se inicia no dia 22 de setembro e termina em 21 de dezembro, dando início ao verão. Confira algumas dicas que a docg separou que vão te ajudar a cuidar do seu pet na primavera:

1. Cuidado com as pulgas!

O aumento das temperaturas durante a primavera e o verão facilita a proliferação de pulgas e carrapatos.. É importante lembrar que os bichinhos pegam pulgas por meio de contato com outros animais e por objetos e locais infectados. Por isso, uma forma de prevenir que o seu cachorro ou gato fique com pulgas, é realizar a higienização dos locais em que o bichinho fica e, nessa época do ano, evitar lugares que contenham a presença de muitos animais. 

Durante os passeios, você pode utilizar em seu pet repelentes específicos, que oferecem proteção contra pernilongos, pulgas, piolhos, mosquitos, vespas, abelhas e borrachudos.

As coleiras antipulgas também são uma alternativa para prevenir que o seu pet sofra com esses parasitas, mas, caso ele já esteja infectado, procure um veterinário para indicar os melhores produtos e medicamentos para se livrar das temíveis pulgas.

2. A primavera é a estação das flores… Cuidado com elas!

Que a estação das flores é linda, ninguém discorda… Mas o que pouca gente sabe é que ela pode ser perigosa para os nossos bichinhos. Flores como azaleia, lírio, glicínia, violeta e copo-de-leite, além de plantas como comigo-ninguém-pode, costela de adão e samambaia, são tóxicas para os pets e devem ser um sinal de alerta. 

Se você tem plantas em casa ou passeia frequentemente com o seu animalzinho de estimação, cuide sempre para que ele não ingira e não tenha contato com as plantinhas que você não conhece, para evitar intoxicações e qualquer tipo de mal-estar.

Nessa época, também é comum o aumento de insetos como abelhas e aranhas. Manter o ambiente limpo e ventilado e ficar sempre de olho no seu amigo são atitudes que auxiliam na prevenção de picadas e mordidas indesejadas

3. Alergias: um ponto de atenção

A alergia ao pólen também é muito comum durante a primavera, visto que, durante essa estação, essa substância fica muito mais presente no ar – mesmo que não vista a olho nu. Nos cachorros, a alergia ao pólen possui sintomas como perda de pelos, infecções no ouvido e coceiras no corpo. Já nos gatos, essa alergia se manifesta por meio de rinite, secreções nasais, asma e, em casos mais graves, diarreia e vômito.

Se você perceber que o seu pet está com algum desses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário de sua confiança, que informará as melhores indicações para o tratamento.

Dicas extra para te ajudar a cuidar do seu pet na primavera:

Confira mais algumas dicas que a docg separou para você:

  • A hidratação é extremamente importante em todas as estações do ano. Na primavera, com as temperaturas mais elevadas, garanta que o seu pet tenha água fresca sempre;
  • A vacinação em dia ajuda a prevenir doenças comuns nesta época do ano. Confira com o veterinário de sua confiança se o calendário de vacinação do seu pet está em dia;
  • No calor – seja na primavera ou no verão – , evite passear com o seu cachorro em períodos muito quentes, dê preferência aos horários pela manhã ou no final da tarde;
  • Se o seu animalzinho possui pelos longos, é hora de começar a planejar a tosa, para que ele sofra menos no período de calor.

Se você gostou das dicas da docg sobre como cuidar do seu pet na primavera, confira também: Dermatite Canina: Aprenda o que é e como evitar, Qual melhor horário para passear com cachorro: 4 dicas indispensáveis e Como limpar pata de cachorro: Aprenda a técnica correta!