Qualidade de vida dos animais. 5 dicas importantes

 

Cuidar dos animais é fundamental para um cotidiano saudável. Eles dependem de você para ter uma rotina adequada e, portanto, é essencial ficar de olho na qualidade de vida diária.

Ao dar atenção a esses aspectos, é possível garantir mais saúde para o bichinho e consolidar a sua longevidade e o seu bem-estar. Acima de tudo, é uma forma de deixar o seu animal de estimação muito mais feliz.

Para não se descuidar, veja 5 dicas para manter a qualidade de vida diária dos animais de estimação!

Visite o veterinário regularmente

Somente um profissional capacitado pode dizer se está, realmente, tudo bem com a saúde do seu bichinho. Por meio de exames e verificações de peso e outras condições, o veterinário poderá orientá-lo sobre a melhor forma de cuidar da saúde do seu animal de estimação.

Em qualquer fase da vida, faça visitas regulares ao veterinário. Em média, idas a cada 3 ou 6 meses são indicadas. Se o bichinho tiver necessidades específicas, vale a pena aumentar a frequência para garantir que tudo esteja sempre adequado.

Mantenha a vacinação em dia

Para proteger contra doenças como cinomose, parvovirose e raiva, as vacinas são fundamentais. Elas ajudam a cuidar da saúde do seu cachorro e contribuem para aumentar a qualidade de vida diária.

Não deixe de vacinar o animal de acordo com a idade necessária. A antirrábica, por exemplo, é exigida a partir dos seis meses. Gatos e outros animais também devem passar pelo processo, que garante a máxima blindagem. Fique de olho no calendário de vacinação e não perca nenhuma data.

Aplique proteção contra pulgas

Pulgas e outros parasitas causam incômodos e podem até comprometer a saúde do seu pet. Uma infestação de carrapatos, por exemplo, aumenta as chances de ele sofrer com doenças que podem ser transmitidas por esse parasita.

Para evitar circunstâncias que afetam a qualidade de vida dos animais, aplique a proteção correta. Use xampus e loções antipulgas e administre os remédios necessários contra vermes e carrapatos, sempre com orientação do médico veterinário. Isso permitirá que o seu bichinho viva feliz e longe de coceira, alergias e outros incômodos.

Faça a limpeza adequada do lar

Não adianta proteger o animal de estimação contra pulgas e parasitas e deixar a casa suja. Basta apenas um descuido para que uma infestação se instale e comprometa a qualidade de vida de todos na casa, não apenas dos pets.

A melhor forma de prevenir essa situação é realizar a limpeza adequada e periódica do lar. Garanta que os itens de uso do pet, como a cama e os brinquedos, estejam sempre limpos. Também tome cuidado com a área em que ele faz suas necessidades e onde passa o tempo, como no sofá ou na varanda. Assim, há maiores chances de manter a qualidade de vida lá em cima!

Mantenha produtos perigosos longe do alcance

Muitos pets são curiosos por natureza e itens perigosos para a saúde deles acabam tornando-se atrativos, como os químicos ou que causam intoxicação. É seu dever, portanto, ter atenção com esses fatores.

Deixe sempre os produtos químicos e perigosos fora do alcance. Guarde-os em locais altos ou mesmo dentro de armários fechados. Assim, o bichinho só terá interações com o que não prejudica a sua saúde.

A qualidade de vida diária dos animais é indispensável para a saúde e para o bem-estar de toda a família. Ao executar essas dicas, você terá um bichinho muito mais feliz e bem-cuidado!