Dermatite Canina: Aprenda o que é e como evitar

Aprenda tudo sobre Dermatite Canina.

O seu pet está se coçando sem parar? Apresenta manchas vermelhas na pele? Saiba que doenças de pele como a dermatite canina atingem uma grande quantidade de cachorros. A boa notícia é que existem maneiras de evitar que seu pet desenvolva esse problema de saúde e se mantenha saudável e forte. Neste post você vai aprender mais sobre a Dermatite Canina, o que é e como evitá-la. Boa leitura!

O que é Dermatite Canina?

Vamos começar pensando na palavra dermatite. O prefixo “derma” remete a pele e o sufixo “ite” remete a inflamação. Ou seja, dermatite é uma inflamação da pele do pet. Essa doença pode ocorrer em todos os animais com pele, até mesmo em humanos. As características mais comuns da dermatite são: coceira excessiva, queda de pelo, vermelhidão e pus.

A dermatite canina é uma condição de pele que afeta os cães e se refere a uma inflamação ou irritação da pele do animal. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como alergias, infecções fúngicas ou bacterianas, parasitas, reações a picadas de insetos, entre outros.

Os sintomas da dermatite canina incluem coceira, vermelhidão, descamação, crostas, feridas e perda de cabelo. O diagnóstico é feito através de exames clínicos, incluindo a avaliação da história clínica do animal e exames laboratoriais, como raspagens de pele e testes alérgicos.

A dermatite canina pode afetar cães de todas as idades, raças e tamanhos. O tratamento da dermatite canina depende da causa subjacente da condição. Por exemplo, se a dermatite for causada por uma alergia alimentar, o tratamento pode incluir uma mudança na dieta do animal para evitar os alimentos que causam a alergia.

Quais são os tipos de Dermatite Canina?

Existem diversos tipos de dermatite canina. A origem da inflamação pode ocorrer por diversos fatores, podendo ser bacteriana, fúngica, psicológica, alimentar e de parasitas. Confira, a seguir, as principais características de cada uma delas.

Dermatite bacteriana

Essa dermatite caracteriza-se pela inflamação da pele por bactérias que habitam o próprio animal. O surgimento da inflação acontece devido ao aumento da colônia dessas bactérias, que se aproveitam da baixa imunidade dos animais para se proliferarem.

Para evitar a dermatite bacteriana é necessário garantir uma alta imunidade e controlar a oleosidade da derme.

Principais características: surgimento de mau cheiro, queda de pelo e coceira excessiva.

Dermatite fúngica

Esse tipo de dermatite canina é causada por uma colônia de fungos. A dermatite fúngica não atinge todo o corpo, se concentrado em apenas uma região, geralmente apresenta um formato circular.

Portanto a dermatite fungicida é transmissível, se seu pet estiver infectado é provável que você também esteja. Assim para evitar a dermatite por fungos é importante manter a higienização frequente do pet, seja por meio de um banho completo, ou banho seco.

Principais características: queda de pelo em uma única região, geralmente em formato circular.

Dermatite psicológica

Diferentemente das dermatites citadas acima, a dermatite psicológica tem origem interna. O desiquilíbrio mental causado por estresse, ansiedade, depressão pode acarretar em doenças na pele dos animais.

Portanto para evitar esse tipo de dermatite é necessário prevenir o surgimento de algum desequilíbrio psicológico no pet. Situações como: passar muito tempo sozinho, não passear, estresse e um lar violento, podem causar transtorno psicológicos nos animais.

Principais caraterísticas: coceira excessiva, queda de pelo e vermelhidão generalizada.

Dermatite alimentar

O surgimento da dermatite pode ter origem na alimentação do animal. Componentes da ração podem causar alergias em alguns pets. Além disso, uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode facilitar o aparecimento de outros tipos de dermatite. Por isso, para evitar esse tipo de dermatite, é fundamental oferecer uma ração de qualidade para seu pet.

Principais características: coceira excessiva, queda de pelo e vermelhidão.

Dermatite causada por parasitas

Como o nome sugere, essa dermatite é causada por infestações de parasitas, geralmente pulgas e carrapatos. As lesões provocadas por esses insetos podem causar inflamações e desconforto. Então, para evitar que elas apareçam, é necessário manter a higiene do pet em dia. Além disso, também é fundamental manter o local que o pet fica sempre limpo e medicar o animal com soluções anti-parasitas.

Principais características: coceira excessiva, queda de pelo, vermelhidão, aparecimento de feridas e pus.

Raças de cachorro propensos a ter Dermatite Canina

Algumas raças de cachorro são mais propensas a ter problemas de pele. Isso acontece por diversos fatores biológicos, que são caraterísticas da própria raça, como: um pH mais ácido, excesso de oleosidade da derme e características específicas do pelo.

Confira uma lista com as raças que têm maior propensão a ter dermatite canina:

  • Beagle
  • Boxer
  • Bulldogs
  • Dálmata
  • Golden Retriever
  • Labrador
  • Lhasa Apso
  • Pastor Alemão
  • Pastor Belga
  • Poodle
  • Pug
  • Schnauzers
  • Shar Pei
  • Shi-Tzu
  • E também variações de Terriers, como Boston Terrier, Scotch Terrier, e West Highland White Terrier.

Curiosidade: Raramente cães SRD (os queridos vira-latas) desenvolvem dermatite.

Como evitar dermatite canina

Enfim, existem cuidados que você, como tutor, pode tomar para evitar que seu pet desenvolva algum tipo de dermatite. Em sua maioria são cuidados simples, como evitar o contato do animal com substancias químicas, certificar de que está oferecendo uma boa alimentação, higiene do animal e do ambiente e visitas regulares ao médico veterinário.

Também existem substâncias que usamos no dia a dia que podem causar dermatite. Portanto para garantir que seu pet se mantenha saudável mantenha distancia de ácidos, borrachas, cigarro, cosméticos humanos, inseticidas, produtos à base de petróleo, produtos de limpeza em geral, perfumes, pólen, solventes e sabão para limpeza de roupas.

Cuidados extras para evitar dermatite

Além do que falamos até aqui, para evitar que o seu cão fique com dermatite, também vale seguir as seguintes dicas:

  • Lave as roupas e a caminha do seu cachorro com um  amaciante para pets. As fórmulas desses produtos são desenvolvidas para não agredir a pele dos animais. Caso você durma junto do seu pet, é recomendado que também utilize esses amaciantes em suas roupas de cama.
  • Se a pele do seu pet for muito sensível, utilize somente linhas de cosméticos veterinários hipoalérgicos ou shampoo para filhote de cachorro.
  • Ofereça sempre uma alimentação saudável e balanceada, como a ração de fórmula natural e rações sem corantes. Completar a alimentação do seu pet com suplementos veterinários também ajudará a garantir uma dieta mais saudável e completa.
  • Faça visitas regulares ao médico veterinário.

Ração Fórmula Natural Docg.

A qualidade da ração também é muito importante para evitar dermatites. As rações da Docg. são de alta qualidade.

Assista o vídeo abaixo e conheça a ração Fórmula Natural Docg.

Para saber mais sobre a fórmula natural clique aqui.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é dermatite canina e como evitá-la.

Caso seu pet tenha algum desses sintomas procure um veterinário para iniciar o tratamento.