pet-shop-docg

Como deixar seu cachorro cheiroso igual no pet shop

Banho em casa com resultado profissional? Confira as dicas para deixar seu pet sempre cheiroso

Você já tentou dar banho no seu pet em casa, mas achou que o resultado não ficou tão bom quanto os banhos dados por profissionais? Se isso já aconteceu com você, continue lendo pois trouxemos algumas dicas para você não errar na hora do banho e deixar o seu cachorro cheiroso igual no pet shop.

Invista na pré-lavagem

Em primeiro lugar, um dos principais segredos dos banhos dados em pet shops é a chamada pré-lavagem. Esse procedimento deve ser realizado com produtos específicos, chamados de pré-shampoos. Além de ajudar a retirar toda a sujeira mais superficial e a oleosidade do pelo, esse procedimento também auxilia na neutralização de odores. Por isso, esse é um dos principais segredos para deixar seu cachorro cheiroso igual no pet shop!

Hora do shampoo

Em segundo lugar, depois da pré-lavagem, é hora do banho. Para garantir um banho de qualidade, você deve utilizar produtos de qualidade, já que os shampoos auxiliam a retirar todos os resíduos do pelo, deixando o seu cachorro cheiroso, com os pelos nutridos, brilhantes e macios, por isso, para essa etapa, é necessário seguir as recomendações de cada produto, massageando o pelo e o corpo do seu pet de forma delicada. Logo após o enxague, reaplique o produto e em seguida enxague novamente. Existem diversos tipos de shampoos para cachorros, escolha o produto que mais se adequa às características do seu amigo.

Condicionador para pelos soltinhos

Após o shampoo, é muito importante utilizar o condicionador no banho do seu cachorro. O condicionador deve ser utilizado em todos os pets e é muito importante para selar a cutícula dos pelos e mantê-los saudáveis. Esse produto também faz com que os pelos do seu animalzinho fiquem mais soltos, leves e macios, facilitando bastante na hora de pentear.

Beagle tomando banho, com toalha na cabeça, dentro da banheira. Cachorro cheiroso igual no pet shop.

Seque bem o seu pet

A secagem do seu cachorro é uma etapa fundamental após o banho. Se não secá-lo da maneira correta, além de deixá-lo com mau cheiro, a umidade do pelo poderá ocasionar problemas de pele e facilitar o surgimento de bactérias e fungos. 

Para que isso não aconteça, seque o seu pet com uma toalha para retirar o excesso de água e, depois, seque-o com um secador de cabelo. Nessa etapa, é importante cuidar dos olhos e orelhas do seu cachorro, e manter o secador de 15 a 20 centímetros de distância do corpo do bichinho, evitando queimaduras. Certifique-se que o pelo está bem sequinho antes de terminar.

Mais dicas para a hora do banho

A hora do banho pode ser um pouco tensa para alguns pets. Por isso, é importante tomar alguns cuidados:

• Sempre proteja a orelha do seu bichinho durante o banho, evitando que entre água no ouvido dele, o que pode acarretar em alguma infecção ou desconforto.

• Depois do banho, certifique-se de secar muito bem os pelos em volta da orelha, e  seque a parte de dentro da orelha com um algodão. Se possível, utilize uma solução para retirar o excesso de cera da orelha.

• Cuidado com a temperatura do banho! Água muito gelada pode deixar o seu bichinho com frio, e quente demais pode queimar a pele dele. Por isso, prefira temperaturas mais amenas, encontrando a temperatura em que o pet fique mais confortável.

• Jamais deixe o seu cachorro sozinho durante o banho. Se ele estiver com medo, isso pode piorar a situação. Para que isso não aconteça, separe todos os acessórios e objetos que serão utilizados – shampoo, condicionador, toalha, secador, etc – e permaneça junto com o seu pet o tempo todo;

• Movimentos suaves: a pele e o pelo do seu pet são sensíveis. Na hora de passar o shampoo, massageie o corpinho do seu cachorro de forma suave, sem esfregar. Também tome cuidado com a região dos olhos, afinal, ninguém gosta de sentir os olhos ardendo por conta de produtos de higiene, certo? Se preferir, procure shampoos específicos para a região do rosto.

Cachorro cheiroso igual no pet shop. Na imagem, cachorro com toalha na cabeça.

Um toque especial

Para finalizar o banho do seu pet, não deixe de apostar em deliciosos perfumes!

Banho a seco: uma alternativa

Uma alternativa para deixar o seu cachorro sempre limpinho são os banhos a seco. Esses banhos são realizados com produtos específicos e não precisam de água. Basta borrifar uma quantidade suficiente do produto sobre a pelagem seca e massagear suavemente com o auxílio de uma toalha. Não é necessário enxaguar. Os banhos a seco podem ser feitos entre os banhos comuns e também são uma ótima alternativa para o inverno, mantendo o seu cachorro limpinho até nos dias mais frios. Esses banhos são mais rápidos e fáceis de realizar e deixam o seu bichinho sempre cheiroso.

Outros cuidados

Além dos banhos realizados da forma adequada, existem mais alguns cuidados que você pode tomar. Confira:

• É importante manter a limpeza dos ouvidos do seu cachorro em dia. Na hora do banho, proteja essa região para evitar inflamações. Se preferir, utilize soluções otológicas próprias para esse tipo de limpeza.

• A higiene bucal do seu cachorro também é importante. Certifique-se de realizar a escovação sempre que possível, porque isso também influencia no odor do seu amigo. Além disso, a falta de escovação cria placas de tártaro que podem acarretar em uma série de problemas de saúde para o seu animalzinho. Fique atento!

• A área dos olhos também merece atenção: com um algodão, limpe com cuidado a região em volta do olho do seu pet. Existem produtos específicos que ajudam a higienizar a área e reduzir as manchas causadas pelas lágrimas.

Todo mundo gosta de ter um pet limpinho e cheiroso em casa, não é mesmo? Esperamos que, com essas dicas, o cheirinho gostoso do seu bichinho após o banho dure muito mais tempo!

E por falar em bichinhos cheirosos, quer saber mais a respeito de perfumes para pets? Então, não deixe de conferir o nosso post: Perfume para cachorro: perguntas e respostas.