Perfume para cachorro dúvidas frequentes: Cachorro pode usar perfume?

Perfume para cachorro: respostas para dúvidas frequentes

No frio do inverno, não existe nada melhor do que maratonar uma serie, na companha do seu pet, embaixo das cobertas. Acontece que, neste período do ano, quando os pets acabam tomando menos banhos, manter eles cheirosos é um desafio. Por isso, a procura por perfume para cachorro cresce muito nessa estação.

Mas, afinal de contas, cachorros podem usar perfume? Como se deve passar perfume em cachorro? Muitos tutores ainda têm dúvidas como essas, por isso, preparamos este artigo com todas as respostas sobre perfume para cachorro. Esperamos que você aprenda a deixar o seu pet ainda mais cheiroso! Boa leitura!

Perfume para cachorro dúvidas frequentes: Cachorro pode usar perfume?

Cachorro pode usar perfume?

Essa é a principal dúvida dos tutores que ainda não usam perfume em seu cachorro. A resposta é, sim! Não existe nenhuma contraindicação a respeito do uso de perfume em cachorro. Entretanto, você  deve tomar cuidados para que essa prática seja saudável.

A utilização de perfume em cães não é uma necessidade, mas ajuda a manter o pet cheiroso. O que é bastante necessário para animais que passam bastante tempo dentro de casa e que tem um espaço garantido no sofá.

Porém, o uso excessivo de perfume em cachorros pode não ser uma boa ideia. O olfato é um sentido muito importante para os cães e o cheiro natural deles é como se fosse uma identidade. Por isso, perfumes com cheiros muito fortes, ou aplicados com muita frequência, podem atrapalhar na socialização com outros cães. Para os pets que tem um cheiro muito forte, é recomendado que seja investido em um banho que previna o aparecimento de odores, com a utilização de shampoos e condenadores neutralizadores de odores. O perfume deve ser utilizado como um suporte para manter o pet cheiroso, sendo aplicado entre um banho e outro.

Vale lembrar que, se o mau cheiro do seu pet for excessivo, pode ser um sinal de outros problemas relacionados a saúde, como infecção por fungos, problemas na glândula anal, infecções nas orelhas (otite), problemas no aparelho digestivo e alergias a alimentos. Além de fatores ligados a saúde, existem raças com pré-disposição a ter um cheiro mais intenso, como: Bassed Hound, Cocker Spaniel, Beagle, Pug, Bloodhound, Yorkshire Terrier, Buldogue Inglês e Shar Pei. Esses cães geralmente possuem mau cheiro devido ao excesso de dobras e pele oleosa, para garantir a limpeza desses peludinhos faça a limpeza frequente das dobras de pele com um higienizador de dobras para cães.

Como passar perfume em cachorro?

Estar atento a maneira correta de passar perfume em cachorro é superimportante. A aplicação em mucosas pode causar irritações no local e a aplicação excessiva de produto pode deixar o pelo encharcado, o que pode aumentar a proliferação de fungos.

#1 Aplique sobre o pelo

O perfume deve ser aplicado sobre os pelos, nunca sobre a pele. Diferente dos humanos a aplicação do perfume em cães deve ser feita sobre o pelo. Fazendo dessa forma, você otimiza a fixação do aroma e evita irritações na pele.

#2 Aplique na região do pescoço e dorso

Por serem regiões com mais pelo e maior circulação de vasos sanguíneos, o tórax e pescoço dos cães são as regiões mais indicadas para aplicar perfumes. Evite aplicar sobre a região do rosto e das orelhas, pois essas áreas são propensas a irritações.

#3 Não aplique nas patas

As patas dos pets podem desenvolver mal cheiro devido a umidade e por terem contato com o xixi, mas não é uma área adequada para aplicar perfume. Como os cães têm o hábito de lamber as patas, a aplicação de perfume nessa região pode levar a irritações na mucosa da boca. Então, para resolver o mau cheiro nas patas, use um higienizador de patas, ou ainda, lenços umedecidos para pets.

#4 Evite o uso diário

Como já comentamos, o uso de perfume não é uma necessidade, por isso não deve ser aplicado no pet diariamente. Uma boa frequência é aplicar o perfume de 2 a 3 vezes por semana.

Como escolher perfume para cachorro?

A escolhe do perfume é muito importante, afinal, você quer que o seu pet fique cheiroso e não que desenvolva problemas de saúde. Por isso, sempre opte por perfumes para cachorros com baixa concentração de álcool e com alta concentração de óleos essenciais. Perfumes de classificação Eua de Toilette têm fixação maior e isso garante que seu pet fique cheiroso por mais tempo.

O uso de perfumes para humanos não é o mais recomendado para cachorros em geral. Por terem a pele e o olfato mais sensível, perfumes para humanos podem ser muito agressivos  e provocar alergias e espirros nos pets

Pode passar perfume em gatos?

Os felinos são conhecidos por serem higiênicos e independentes, mas também merecem mimos para se manterem cheirosos. Entretanto, o uso de perfume em gatos não é a melhor solução para isso. Por terem o olfato muito sensível, o uso de perfumes pode causar reações alergias e mal-estar na maioria dos gatos.

Para manter seu gato limpo e cheiroso, você pode usar o banho seco para gatos ou mesmo lenços umedecidos para limpezas mais frequentes.

Perfume para cachorro é um ótimo produto para manter seu pet cheiroso entre os banhos. Agora que você já tirou todas suas dúvidas, que tal conhecer a linha de perfumes da docg?