Ração vegana para pets: o que você precisa saber?

 

A ração vegana ainda é novidade no Brasil, mas não é muito difícil encontrá-la para a compra, assim como seus adeptos. Isso porque os pets deixaram de ser apenas animais de estimação para fazer parte da família e assumiram os mesmos hábitos dos seus donos.

Se antigamente as pessoas alimentavam seus animais com arroz, feijão e macarrão, hoje há uma preocupação muito maior com a nutrição dos bichinhos. Sabendo disso, preparamos este artigo para que você fique informado a respeito desse novo formato de alimentação para seu amigo peludo. Acompanhe!

Do que é feita a ração vegana?

A ração vegana é um alimento enriquecido de ômega 3 e 6 provenientes de fontes vegetais e com baixo teor de sódio. Sua composição não leva produtos animais de nenhum tipo, como vísceras, peixe, frango, ovos ou leite. Dependendo do fabricante, ela pode conter:

  • cenoura;
  • espinafre;
  • arroz integral;
  • proteína do leite;
  • beterraba;
  • glúten de milho;
  • vitaminas;
  • minerais.

Como as rações comuns, ela deve ser balanceada e atender às necessidades nutricionais de cães e gatos. Quem opta pela alimentação vegana deve buscar por um fornecedor de qualidade.

Quais as recomendações ao adotar essa dieta?

Gatos são carnívoros, ou seja, se alimentam basicamente de carne. Já os cães, onívoros — os famosos “comem de tudo”. Por isso é necessário ter alguns cuidados para oferecer a ração vegana aos pets.

1. Estabeleça uma dieta especial

Tanto cães como gatos podem ter uma dieta vegetariana, mas é preciso considerar que não são veganos por natureza.

Por isso, o mais indicado é que se estabeleça uma dieta especial, especialmente para os gatos, em que os nutrientes encontrados somente na carne possam ser devidamente absorvidos. Do contrário, o animalzinho pode adoecer.

2. Consulte um veterinário

Toda mudança realizada em relação à rotina de um pet deve ter o auxílio de um veterinário, e não seria diferente quando o assunto é a dieta do bichinho.

É necessário que os exames estejam em dia, em razão da administração dos complementos certos para manter o animal saudável.

3. Procure uma ração de qualidade

Como mencionamos, procure por uma ração de qualidade. Proteínas e minerais devem ser cuidadosamente balanceados, especialmente no caso dos gatos. Novamente, destacamos a importância de consultar o veterinário antes de fazer a sua escolha. Se for especialista em nutrição, melhor ainda!

Como os pets podem se beneficiar dela?

A ração vegana é uma fonte de alimentação natural e saudável. Mesmo que eventualmente o seu pet precise de alguns complementos, o fato de ela ser feita com ingredientes naturais.

Quando você mantém uma alimentação consciente, a tendência é que o seu pet fique mais resistente a doenças. Combinando uma dieta saudável a exercícios, vacinas em dia e muito amor e carinho, pode ter certeza de que você aumenta consideravelmente a qualidade de vida do seu melhor amigo!

Ter um animal não é o mesmo que um bicho de pelúcia, portanto, cuide bem do seu amigo peludo. Seja adotando a ração vegana ou outro tipo de alimentação, conte sempre com as orientações do veterinário e leve seu pet para o consultório pelo menos uma vez ao ano, ok?

Seus amigos e familiares também são apaixonados por animais? Então, compartilhe este artigo com eles por meio das redes sociais!