Como guardar a ração do seu cachorro ou gato da maneira mais correta

Como guardar ração e preservar a qualidade nutricional?

Como guardar a ração do seu cachorro ou gato da maneira mais correta

Saber a maneira correta de guardar a ração do seu pet é fundamental para manter a qualidade nutricional do alimento, o sabor e cheiro. Entretanto alguns tutores acabam deixando de lado esse cuidado acreditando que estão fazendo o correto.

Se você quer saber a maneira mais correta de armazenar a ração do seu cachorro ou gato, acompanhe esse post até o fim que dividiremos dicas de qual a melhor forma para guardar a comida do seu pet.

 

Mantenha a embalagem original

Ao contrário do que muitos tutores pensam, a melhor forma de guardar a ração do seu animal de estimação é dentro da embalagem original. A embalagem é projetada para ser resistente e não influenciar no sabor ou cheiro da ração.

Caso opte por transferir a ração para outro recipiente feito de plástico ou alumínio, mantenha a ração dentro da embalagem original no novo recipiente.

 

Recipientes de alumínio ou ferro são melhores que plástico

Parece um detalhe mínimo, mas na verdade estar atento ao material que é feito o recipiente onde você guarda a ração de seu pet é muito importante. De acordo com estudos feitos por engenheiros de embalagem, potes e recipientes de diferente tipos de plástico, podem alterar o sabor e o cheiro da ração, e até mesmo intoxicar o alimento.

Se possível investigue sobre a composição do material que o recipiente é feito, e evite plásticos com tipos de bisfenol, que é um componente químico prejudicial à saúde.

 

Sempre mantenha a embalagem fechada

Manter a embalagem bem fechada é fundamental para preservar a qualidade nutricional, sabor e cheiro da ração. O contato constante com o ar acelera o processo de oxidação, que elimina alguns nutrientes e vitaminas presentes na fórmula. Além de deixar a ração rançosa devida liberação de gordura.

 

Guarde dentro do armário

O local onde o alimento vai ser guardado também influencia na qualidade nutricional. Dê preferência para guardar em lugares secos e sobre abrigo da luz solar, os armários são perfeitos para isso.

A exposição à temperaturas acima de 40°C destroem as vitaminas presentes na ração.

Guardar dentro do armário também evita o contato direto com roedores e insetos vetores de doenças.

 

Como guardar ração molhada

A ração molhada quando fechada deve ser guardada em um local seco e protegido da luz solar. Porém quando aberta deve ser consumida em até três dias e deve ser guardada dentro da geladeira, coberta com uma tampa ou envolta em papel filme.

Para garantir uma melhor conservação siga as especificações de acordo com a embalagem.

 

Cuidados extras

Leia a embalagem

É comum comprar alimentos sem ler a embalagens. Porém, esse hábito não é correto. Assim como as embalagens de alimentos para humanos, as embalagens de rações contêm informações importantes que devemos ler antes de oferecer o produto para nossos filhotes.

Sempre que possível leia as informações nutricionais da embalagem para saber o que aquele alimento oferece de positivo para seu pet, de preferência para rações com formulações naturais e ricas em proteína. Fique a tento ao prazo de valida, antes de comprar verifique se o alimento vai ser consumido antes atingir o prazo de validade.

 

Não compre grandes quantidades de ração

Normalmente tutores aproveitarem preços promocionais e compram sacos de rações grandes com mais de 10kg, porém essa prática não colabora para preservar a qualidade do alimento. Como sacos com grandes quantidades de ração tendem a demorar mais para serem consumidos, o tempo de exposição do alimento é muito grande, o que colabora para oxidação.

 

Coloque pouca comida no comedouro

Devido a correria do dia a dia alguns tutores colocam comida somente uma vez ao dia para seu pet e deixam ali para quando estiverem fora de casa. Mas essa prática pode atrair roedores e insetos. Dê preferência para colocar somente a quantidade de comida que será consumida naquele momento.

Para rações molhadas esse cuidado deve ser redobrado, por se tratar de um alimento molhado a proliferação de micro-organismo é mais rápida, então se seu pet não comer em até 30 minutos é recomendado que o alimento seja descartado.

 

Use fechadores de sacos

Fechadores de sacos podem ser seus aliados para preservar o alimento do seu pet. Mantenha a ração dentro da embalagem original e use um fechador para sacos, assim a ração se manterá preservada por mais tempo.

 

A melhor maneira de como guardar a ração do seu pet

A melhor maneira de guardar a ração do seu cachorro ou gato é mantendo ela dentro da embalagem original, utilizando um fechador de sacos (para evitar a oxidação do alimento) e de preferência guardada dentro de um armário seco e livre de umidade.

 

Gostou das nossas dicas? Em nosso blog temos mais conteúdos úteis para te ajudar a oferecer uma vida com mais qualidade para seu pet. Confira: Qual melhor horário para passear com cachorro: 4 dicas indispensáveis, Como limpar pata de cachorro: Aprenda a técnica correta!Aprenda como dar banho em cachorro em dias frios.