Alimentação funcional para cães: conheça as vantagens

 

A alimentação funcional para cães é uma tendência que veio para ficar no mercado pet. Esse tipo de alimentação está em alta, pois oferece uma série de benefícios para os cães e gatos. Contudo, é muito importante buscar alimentos que, de fato, possuam um balanceamento nutricional adequado para a saúde do animal.

Outra tendência do momento é a alimentação natural, mas nesse caso, é preciso ter um cuidado redobrado com a oferta nutricional correta, que pode ficar comprometida pelo deficit de nutrientes presentes na dieta, prejudicando o desenvolvimento do pet. Pensando nisso, no post de hoje, vamos apontar as vantagens da alimentação funcional para cães. Continue a leitura e descubra porque esta é a melhor escolha para a saúde do seu pequeno de estimação!

Certeza da segurança alimentar

Se o cachorro é o melhor amigo do homem, nada mais natural do que buscarmos as melhores opções de alimentos e cuidados com a saúde deles, não é mesmo?

Acompanhando o movimento de mudança de pensamentos e hábitos alimentares que está acontecendo com as pessoas, por meio de uma busca cada vez maior por alimentos mais saudáveis e que contribuam para o aumento da qualidade de vida, o mesmo tem acontecido com a alimentação canina. Nesse cenário, a alimentação funcional tem ganhado mais espaço.

Essa alimentação visa não apenas a nutrição, mas também a prevenção de doenças e o retardamento do envelhecimento. Nesse sentido, comidas como alecrim, cúrcuma, gengibre, tomilho, cenoura, dentre outras podem ser consumidas pelos cães e trazer muitos benefícios agregados à oportunidade de novos sabores e um mundo de mais possibilidades para o seu pet. Todas possuem propriedades bastante interessantes como a presença de vitamina E, no caso do alecrim, as qualidades anti-inflamatórias da cúrcuma e do gengibre, a ação antifúngica do tomilho e a alta concentração de vitamina A da cenoura.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios de determinados alimentos quando inseridos na dieta dos cães. Além disso, uma grande vantagem é ter segurança alimentar por saber exatamente qual a origem dos produtos que estão sendo oferecidos ao seu amigo, reduzindo assim o risco de problemas digestivos e intestinais.

Por sorte, empresas comprometidas com o bem-estar dos bichinhos de estimação estão investindo em incluir esses itens nas preparações de comida para animais, as chamadas rações e biscoitos funcionais.

Melhora da saúde como um todo

Quando os animais começam a consumir esse tipo de alimentação funcional, os benefícios logo aparecem com melhorias da saúde de modo geral. São efeitos da alimentação funcional para cães o aumento da vitalidade e disposição, o que deixa seu pet mais animado e ativo para brincadeiras e passeios.

O apetite também é afetado positivamente e a comida atrativa e mais saborosa o mantém constante, como deve ser. Isso sem contar que com esse tipo de alimentação, rica em nutrientes, é possível prevenir o câncer e outras doenças e infecções, além de contribuir para o aumento da imunidade do animal e, como consequência, da sua longevidade.

Proteção do sistema urinário dos cães

Essa vantagem merece um tópico exclusivo, já que se trata de um grande benefício para a saúde dos animais de estimação. Muitos bichinhos sofrem com problemas do trato urinário, e esses males, quando não observados ou não tratados em tempo, podem levar até mesmo ao falecimento do animal.

Por esse motivo, não é exagero afirmar que é vital tratar da saúde e do bom funcionamento dos rins e de todo o sistema urinário dos cães.

A alimentação funcional para cães, por ser baseada em alimentos mais naturais e com propriedades benéficas à saúde, é mais rica em água. Sendo assim, tende a aumentar o trabalho dos rins, fazendo com os cães fiquem mais hidratados e, consequentemente, façam xixi em abundância, mais claros e mais frequentes.

Essa maior hidratação garante muitos benefícios para a saúde do animal, pois favorece a digestão dos alimentos, o que assegura a melhor absorção dos nutrientes, e ainda o deixa mais confortável nas altas temperaturas do verão.

Garantia de pelos brilhantes e com menor chance de queda

Muitos cães sofrem com alergias e doenças de pele, e nessas ocasiões os pelos costumam cair além do padrão normal de cada raça. Com a melhoria da qualidade nutricional dos alimentos consumidos pelo pet, esse cenário tende a mudar e, posteriormente, a até mesmo desaparecer!

Isso ocorre porque o consumo regular de alimentos selecionados e nutricionalmente balanceados (com a quantidade de minerais, proteínas e ácidos graxos ideais), o sistema imunológico do cão fica fortalecido, e ao longo do tempo vai minimizando alergias, eliminando a queda excessiva e ainda cede espaço para uma pelagem mais resistente, com fios brilhantes e macios.

Já imaginou dar adeus a todo o aparato de shampoos especiais, sprays e medicação oral e tópica? Sim, é perfeitamente possível eliminar os sintomas desagradáveis dos problemas de pele e alergias com a alimentação funcional para cães!

Controle e manutenção do peso

Outra vantagem incomparável é conseguir atingir e manter o peso ideal do seu pet. Animais com alimentação pobre, rica em carboidratos e gorduras, tendem a ficar mais apáticos e lentos, o que resulta em ganho de peso.

Por outro lado, quando a alimentação fornece nutrientes de alto valor biológico, aumentam as chances de perda e manutenção do peso ideal, pontos extremamente importante, pois assim é possível evitar o surgimento de doenças derivadas como inflamações, pancreatite e diabetes, que afetam diretamente o tempo de vida do animal.

Aumento da expectativa e a qualidade de vida

E por falar em tempo de vida, é justamente o que pode ser sensivelmente alterado por uma alimentação funcional balanceada. Assim como nos seres humanos, ingerindo os alimentos certos e nutricionalmente ricos, a expectativa e a qualidade de vida dos animais são aumentadas significativamente.

Isso acontece, pois a qualidade e quantidade de nutrientes presentes nos alimentos funcionais nutrem o organismo em profundidade, oferecendo ao pet a energia necessária para manutenção dos processos orgânicos e para uma vida mais ativa e saudável, tanto interna quanto externamente.

Portanto, se você se preocupa com a saúde e bem-estar de sua família, certamente não vai querer deixar de fora esses cuidados com seu animalzinho de estimação!

Agora que você já sabe como a alimentação funcional para cães é vantajosa para saúde dos animais domésticos, conheça a linha de biscoitos que a docg. Authentic Pet está lançando e confira seus principais benefícios!