Matriz
R. Chile, 1251 - Loja 2 - Prado Velho, Curitiba - PR
Saber como organizar seu estoque é um dos pilares para ter sucesso nas vendas. Afinal é por lá que está guardado uma boa parte do seu investimento. Porém o cuidado com o estoque é negligenciado por alguns investidores. Se você quer mudar isso e aprender como organizar um estoque perfeitamente acompanhe este artigo até o fim!
Faça um inventário do estoque e loja
O primeiro passo para organizar e ter controle sobre seu estoque é saber o que tem lá. Essa atividade é chamada de inventário. Basicamente o inventário é uma checagem periódica, onde são contatos todos os itens disponíveis para venda ou consumo. Portanto nesse processo você deve contar os produtos que estão no estoque e na loja. Assim você sabe qual a real quantidade de produtos que você tem para venda, tem um controle de quantos produto tem no piso de loja/estoque e consegue calcular o número de perdas.
Fazer um inventário com frequência ajuda a reduzir custos com perdas e a manter o volume do estoque dentro do controle.
Etiquete todos os produtos
Essa etapa pode parecer toscas, mas na verdade é fundamental para um bom controle e organização do estoque. Etiquetar os produtos facilita a visualização de informações, o que ajuda a manter o estoque organizado.
Então, você pode utilizar etiquetas que facilitem a percepção do produto ou qualidades dele, por exemplo um restaurante deve colocar na etiqueta a data de validade do produto ou em quanto tempo deve ser consumido, já uma papelaria deve etiquetar as caixas que contem itens pequenos assim facilitando localizar os produtos e evitando bagunça.
Mas lembre-se que manter em estoque produtos vencidos se configura como crime as relações de consumo, que é passível de multa e até a cassação do alvará do estabelecimento.
Otimizar estoque
Todos concordam que o aluguel da loja é uma das contas mais pesadas né? Então desperdiçar espaço da loja com um estoque muito grande é jogar dinheiro fora. Uma opção para isso é optar por produtos com embalagens compactas, empilháveis e com outras propriedades que economizem espaço e dinheiro.
Outra dica interessante é fazer da sua própria loja seu estoque, investir em um mobiliário com grande capacidade de armazenamento e optar por marcas com embalagens atrativas pode trazer uma boa economia no seu aluguel.
Tenha um limite de perda e danos
Estabelecer um limite de danos é tão importante quanto estabelecer ganhas e metas de venda. É praticamente inevitável um comércio não ter perdas, sejam elas por acidentes, produtos fora da validade ou furtos, por isso é importante estabelecer um limite de perdas e tomar atitudes e ações para se manter dentro.
Promova itens parados
Deixar itens parados no estoque é a mesma coisa que amassar dinheiro. Portanto você deve se preocupar e sempre estar monitorando o giro dos produtos em seu estoque.
Após fazer o seu inventario e etiquetar as prateleiras/produtos você irá perceber que alguns estão mais próximos do prazo de validade que outros ou perceber que um produto que comprou em grande quantidade não performou tão bem, esse é o momento em que você deve promover esse produto.
As promoções de produtos devem ser feitas de diversas maneiras, como descontos ou kits. Use sua criatividade o conhecimento que tem sobre seu negócio para fazer esse produto rodar e não gerar mais perdas para seu negócio.
Volume mínimo e máximo
Estabelecer um volume máximo e mínimo para seu estoque pode ser uma tarefa difícil no início caso você não tenha muito conhecimento sobre seu negócio e hábitos de consumo dos seus clientes. Mas também é uma métrica importante de estabelecer diminuir perdas.
Seja analítico sobre a escolha dos produtos e quantidade que você irá manter em estoque. Não invista seu dinheiro no produto mais barato ou acumule grande quantidade de um produto que tem baixo giro, invista seu dinheiro em produtos que tem uma boa conversão em vendas.
Como organizar estoque de Pet Shop
Validade é superimportante
Estar atento aos prazos de validade no segmento pet é fundamental. Por se tratar de uma área que trabalha com cosméticos e alimentação, etiquetar as prateleiras do estoque é importante para estar atento a validade dos produtos, assim garantindo que não haverá perdas e que está oferecendo produtos saudáveis para seus clientes de 4 patas.
Produtos para diluição
Para um dono de Pet Shop vale muito mais a pena investir em shampoos e condicionadores para diluição, pois eles proporcionarem um ótimo custo-benefício e ainda ocupam menos espaço no estoque. Uma embalagem de shampoo com diluição 1:10 vai render o mesmo que 10 embalagens do mesmo shampoo pronto uso.
Evite acúmulos
Um ambiente de trabalho bem organizado é fundamental para uma boa execução das tarefas, e essa lógica também se aplica no estoque. Manter somente a quantidade de produtos dentro do volume máximo vai te ajudar a saber o que você tem em estoque e evitar compras desnecessários que podem acarretar em perdas.
Use a tecnologia para organizar seu estoque
Existem diversas maneiras de ter um controle sobre seu estoque, que vão desde anotações manuais até softwares caríssimos. Para pequenos investidores controlar seu estoque com planilhas do Excel é uma boa solução. Com o planilhamento é possível ter o controle de entrada e saída de produtos, consultar o estoque, registrar o inventario, cadastrar produtos e ter um panorama geral do estoque.
Preparamos para você uma planilha de controle de estoque pronta para usar, aperte no botão abaixo e faça o download grátis.
Espero que esse artigo tenha te inspirado a começar a organizar seu estoque, caso tenha gostado desse conteúdo não esqueça de acompanhar nosso blog. Confira artigos parecidos com esse: Como melhorar meu Pet Shop? Dicas para profissionalizar seu negócio, Atendimento personalizado: Como se destacar dos concorrentes e Como fidelizar clientes através do encantamento?