Matriz
R. Chile, 1251 - Loja 2 - Prado Velho, Curitiba - PR
Confira nossas dicas para fazer diferente e atrair clientes para o seu negócio
Empreender é um desafio diário em qualquer ramo. Por isso, saber lidar de forma criativa e inovadora para atrair mais clientes para o seu negócio, é essencial para gerar lucro e fazer da sua marca um modelo de sucesso.
O Brasil é o terceiro no ranking mundial de faturamento no segmento pet, ficando atrás somente dos EUA e China. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o mercado pet em 2021 no Brasil deve crescer 13,5%, chegando ao faturamento de mais de 40 bilhões de reais mesmo com a atual situação de pandemia e o forte impacto negativo da COVID-19 em diversos setores.
Assim, se você quer saber o que fazer para atrair mais clientes para o seu pet shop, não deixe de ler este texto até o final!
A importância das redes sociais para o meu negócio
Antes de tudo, é necessário entender que, independente da forma de atuação da sua loja, seja ela física, um e-commerce ou ambos, ter presença on-line é fundamental para atrair mais clientes.
Levando isso em conta, pense da seguinte forma: suas redes sociais são as vitrines da sua empresa. Dedique-se a deixar tudo organizado, bonito e atrativo para que mais pessoas se encantem com aquilo que você oferece (não somente qualidade de produto, mas identidade) e queiram visitar seu site e/ou pontos de venda.
Criar um ambiente interativo ajuda a encantar clientes
Se você possui uma loja física, ter um ambiente diferenciado e exclusivo encantará os seus clientes, fazendo com que eles passem mais tempo no seu pet shop e ainda compartilhem a experiência vivenciada lá dentro.
Já pensou em ter um espaço “Instagramável” dentro do seu pet shop? Esse espaço é pensado justamente para proporcionar uma experiência de compartilhamento nas redes sociais do cliente, gerando assim uma mídia espontânea do seu negócio. O ambiente em questão é bem decorado, diferente e encantador para que as pessoas tirem suas fotos ali.
Pense com carinho em utilizar essa abordagem no seu pet shop, dessa forma os tutores podem fotografar seus pets ou tirar selfies nesse espaço da sua loja, o que poderia atrair novos clientes vindos das redes sociais dele.
Faça parcerias com clínicas veterinárias
Ter a indicação de profissionais é extremamente relevante para o seu pet shop. Isso vale não somente para fazer uma venda isolada, mas também para gerar credibilidade e ganhar a confiança de novos clientes.
Se você acredita de verdade no potencial da sua marca e empresa, não pode deixar de lado as parcerias com clínicas, hospitais veterinários e fornecedores. Dessa forma, você mostra que não está sozinho no ramo pet e que possui aliados.
Mas lembre-se, a parceria é uma via de mão dupla, então você deve confiar e conhecer bem seus parceiros para também indicá-los aos seus clientes se houver necessidade, ok? Não saia fazendo parcerias com qualquer empresa, pesquise antes.
É interessante também oferecer um diferencial para quem chega à sua loja por meio dos parceiros. Que tal disponibilizar 10% de desconto com um código promocional exclusivo na primeira compra? Esse tipo de ação é muito comum no mercado porque atinge potenciais novos clientes, que podem ficar fiéis à marca a médio prazo.
Não tenha medo de fazer mudanças em seu negócio
Às vezes, mudar é necessário. E nem sempre isso é uma coisa ruim, pelo contrário. Mudanças fazem parte dos processos e dos grandes negócios, é preciso adaptar-se ao mercado, identificar possíveis problemas e transformá-los em soluções para o seu pet shop.
Se você possui um e-commerce, que tal começar a investir mais em mídia paga? Divulgar melhor suas redes sociais e loja física? Traçar estratégias de divulgação cabíveis no momento atual da sua empresa? Mude e teste estratégias para avaliar os resultados e entender o que dá mais certo, modernize e adeque seu pet shop às necessidades do consumidor.
Ajude ONGs e promova feiras de adoção
Mais do que vender produtos e serviços, a marca do seu pet shop deve ter um propósito maior. Não é só de vendas e clientes que se faz uma empresa grandiosa, mas sim o seu real valor e sensibilidade com o mundo no qual está inserida.
Fazer a diferença com produtos de qualidade e um excelente serviço é o básico para uma empresa resistir, mas transformar o que tem em mãos (referente ao segmento) em um bem maior, é a resposta de tudo.
Apoie ONGs e feiras de adoção, ajude os animais e trabalhe em seu pet shop com um propósito além dos lucros. Dessa forma, os clientes também chegarão até você e o motivo será ainda mais nobre. Mas faça isso por se identificar com a instituição que será ajudada por você e por realmente valorizar o bem-estar dos pets.
Você não precisa fazer uma feira de adoção, mas você pode ajudar a divulgar ou fornecer uma refeição ou brinde para quem adotar um pet de alguma ONG.
O que achou das nossas ideias para atrair clientes para o seu pet shop? Conte para a gente se já fez alguma dessas sugestões ou se tem mais alguma ideia para compartilhar com nós da docg.
Agora que você já sabe como fazer para atrair mais clientes para o seu pet shop de forma inovadora e criativa, confira também Como organizar estoque: Otimização de espaço e organização funcional, Como fidelizar clientes através do encantamento e Atendimento personalizado: Como se destacar dos concorrentes.