Qual é a melhor ração? Saiba como escolher a ração do seu pet

Veja as nossas dicas para não errar na compra da ração

A alimentação é uma das principais responsáveis pela saúde dos pets. Por isso, se você busca mais informações para fazer a escolha correta da ração para o seu pet, não deixe de ler este texto até o fim e descobrir algumas dicas essenciais que irão te ajudar na escolha.

Na maioria das vezes, o barato acaba custando caro. A ração para pet é um alimento genérico e, por isso, devemos escolher com muito cuidado. Isso significa que nem sempre sabemos suas reais fontes, por isso existem produtos que são vendidos com a ideia de saúde ou possuem embalagens com poucas informações, deixando passar batido seu real valor nutricional. É aí que você pode ser pego de surpresa escolhendo uma opção que pode trazer muitas consequências negativas para a saúde do seu aumigo.

Leia o rótulo antes de escolher a ração

Você sabia que a lista dos ingredientes da ração é organizada do componente com maior quantidade presente para o componente com menor quantidade presente? O valor nutricional dos itens é muito importante para manter uma dieta adequada para os pets. Por isso, ler as embalagens antes de escolher a ração é importante para você entender e saber se o alimento que você está levando para o seu pet é realmente o que diz ser.

Quais são os ingredientes de maior valor nutricional para o pet?

É imprescindível que você, tutor, verifique se os primeiros ingredientes listados na tabela correspondem à fonte de proteína, como, por exemplo, pé de galinha, pó de carcaça etc. Algumas rações costumam ter essas fontes proteicas como um dos últimos ingredientes na lista, o que significa que aquele produto não possui grande quantidade dessa fonte, por exemplo.

Levando em conta essa simples dica, você já terá uma boa ideia de quais rações evitar. 

Adeque a ração à idade e ao porte do animal

Você também não deve esquecer de adequar a ração à idade, peso e raça do seu pet. Elas atendem de forma específica à necessidade de cada animal e isso não é à toa.

Os nutrientes para um filhote não são os mesmos que para um animal de 2 anos, por exemplo. Filhotes, por estarem em fase de desenvolvimento, necessitam de uma alimentação que auxilie e fortaleça o seu crescimento e transição.

O mesmo deve ser levado em conta para raças de pequeno e grande porte, que possuem necessidades nutricionais bem diferentes.

Como as raças menores possuem metabolismo mais acelerado, elas consomem muito mais energia que os cães de porte grande e, por isso, a alimentação deles é basicamente pautada em proteínas e gordura.

Já as rações específicas para cães de grande porte possuem menos proteínas e gorduras em sua composição. Os ingredientes devem ser mais equilibrados porque, ao contrário dos cães de raça menor, o metabolismo é mais lento, podendo causar problemas como sobrepeso no animal.

Ignorar essas informações pode causar um excesso ou déficit de componentes no organismo do seu pet, afetando a qualidade de vida dele. 

Os benefícios da ração super premium para os pets

As rações super premium são produzidas com ingredientes de maior qualidade e valor nutricional, trazendo maior disposição, saúde e qualidade de vida a longo prazo para o pet. Elas são:

  • Livres de transgênicos;
  • Têm maior índice nutricional;
  • Previnem problemas gastrointestinais;
  • Previnem problemas renais;
  • Oferecem maior absorção de nutrientes;
  • Têm maior grau de pureza;
  • São ricas em probióticos.

cachorro feliz com alimentação saudável melhor ração

Uma boa ração deve conter carne, frutas, grãos e vegetais, porém o mais importante são suas fontes, pois quanto melhor a fonte, melhor a ração e melhor ela será digerida pelo trato gastrointestinal do seu pet.  

Além disso, é bom evitar rações que possuem grãos transgênicos na composição, pois eles dificultam – e muito – a digestão. Opte por rações com quirera de arroz, sem glúten e que, de preferência, contenham probióticos. Veja aqui algumas das opções de ração super premium da docg com fórmula natural.

Alimentar o seu pet com rações de qualidade inferior pode trazer problemas de saúde a longo prazo e causar doenças e complicações renais no futuro. Consulte um veterinário para entender qual a ração mais indicada para o seu pet. ????????

Gostou desse texto? Leia também nossas dicas de como incluir suplementos na alimentação do seu cachorro, como escolher a melhor ração para seu cão ou gato e como prevenir doenças de animais de estimação.