Entenda a importância da suplementação para pets.

Entenda a importância da suplementação para pets

Saiba como complementar a alimentação do seu bichinho com suplementação para pets

A qualidade de vida e o bem-estar dos nossos pets estão diretamente relacionados aos nutrientes encontrados no organismo dos animais. As vitaminas, minerais e aminoácidos são algumas das substâncias que proporcionam o bom funcionamento do corpo dos nossos amigos e, se estiverem em falta, é importante incorporar a suplementação para pets na alimentação do seu bichinho.

Como funciona a suplementação para o meu pet?

Cada suplemento possui um objetivo específico – alguns auxiliam na manutenção da pele e do pelo, outros são especificamente para pets idosos e alguns dão uma força para o sistema imunológico. Existem diversos tipos de suplemento para ocasiões e fases específicas da vida do seu pet. Por isso, é importante entender a necessidade do seu bichinho antes de oferecer a suplementação.

Assim como a falta de nutrientes é prejudicial, o excesso de vitaminas no organismo também pode causar problemas. Por isso, antes de oferecer a suplementação, consulte um médico veterinário de sua confiança, que poderá fazer a melhor indicação, levando em conta as necessidades do seu pet.

Como a suplementação é oferecida?

Os suplementos possuem diversos formatos e é importante ler atentamente as indicações de uso para não errar nas medidas. Os formatos mais comuns dos suplementos são em cápsulas ou em pó, pois podem ser incorporados aos alimentos do bichinho. Mas a suplementação para pets também pode ser oferecida em formato líquido (em molho) ou em biscoitos, o ideal é procurar o formato que mais agrade o seu amigo.

Clique aqui para conferir algumas dicas de como oferecer a suplementação para o seu pet

Qual a idade ideal para oferecer suplementação para o meu bichinho de estimação?

Não é recomendado oferecer suplementação para cães filhotes, com menos de um ano de idade, bem como para gestantes e lactantes, a não ser que haja recomendação do médico veterinário. Para as outras fases da vida, existem suplementos específicos, como a suplementação para pets idosos, por exemplo.

Deficiências vitamínicas mais comuns entre cães e gatos

Quando falamos sobre a saúde dos cachorros e gatos, existem vitaminas que comumente apresentam deficiência no organismo. São elas:

• Vitamina A: essa vitamina é essencial para funções como visão (especialmente a visão noturna), reprodução e crescimento. Alguns sinais da falta de vitamina A nos pets podem ser ressecamento da córnea, cegueira noturna, perda de peso e anorexia.

• Vitamina D: age no intestino, rins e ossos, estimulando a absorção de cálcio e fósforo. Raquitismo e osteoporose podem ser apontados como sinais de baixa vitamina D no organismo do seu pet.

• Vitamina E: com efeito antioxidante, evita danos funcionais e estruturais em tecidos e células, causados pelos radicais livres. Apesar de não ter sinais aparentes, a deficiência dessa vitamina pode resultar em doenças degenerativas nos testículos e músculos, além de doenças dermatológicas nos cachorros e a chamada doença da gordura amarela nos gatos.

• Vitamina B1: a tiamina, como também é chamada, ajuda a metabolizar os carboidratos e sua falta pode provocar problemas neurológicos.

• Vitamina B12: com função relacionada ao metabolismo do carbono. Sua deficiência pode levar a complicações gastrointestinais, imunológicas e à anemia.

Apesar de não serem aparentes, as vitaminas, minerais e aminoácidos são muito importantes para uma vida saudável. Por isso, estar atento aos sinais que o seu pet dá, e levá-lo regularmente ao médico veterinário, são práticas que proporcionam mais qualidade de vida ao seu pet. Caso indicado pelo seu veterinário de confiança, não hesite em suplementar a alimentação do seu bichinho de estimação, para que ele tenha mais bem-estar no seu dia a dia.

Agora que você já sabe os benefícios de suplementar o seu pet, não deixe de conhecer o nosso blog. Aproveite para ler nossos artigos: Dermatite Canina: Aprenda o que é e como evitar, Qual é a melhor ração? Saiba como escolher a ração do seu pet e Como guardar ração e preservar a qualidade nutricional?

Abrir whatsapp
Chama no whats