Brincadeiras para cães e gatos – 10 dicas simples

Brincadeiras fazem bem para qualquer criatura. Com os pets, não é diferente. Atividades simples garantem o bem-estar dos animais e proporcionam momentos divertidos tanto para eles quanto para os humanos.

Se você já tem um bichinho ou está pensando em adotar um filhote, confira algumas ideias para aproveitar o tempo com ele.

5 dicas de brincadeiras para cachorros

Os cães têm bastante energia para gastar. Por isso, algumas das melhores brincadeiras são as que envolvem corrida e saltos. Elas também são importantes para exercitar a obediência. Acompanhe:

1 – Atirar

A mecânica é super simples: arremessar um objeto para que o animal possa buscá-lo. Dá para utilizar uma bola, um graveto ou um frisbee, por exemplo. Tente lançar com bastante força, num parque ou num quintal amplo (tenha cuidado com a segurança de outras pessoas), para que seu amiguinho percorra longas distâncias e se divirta ainda mais.

2 – Caça

Esconda os brinquedos preferidos do peludo pela casa. Depois, incentive-o a procurar os itens perdidos. Se ele não os encontrar, ensine o caminho, o que deve facilitar as próximas tentativas de “caça”. Você também pode realizar o jogo com petiscos, mas cuidado para não abusar!

3 – Esconde-esconde

Esse é outro passatempo clássico. Basta esconder-se do mascote e chamá-lo pelo nome. Ele deverá se guiar pelo som da voz do dono, ou então usar o olfato. Quando o cão lhe achar, demonstre satisfação e faça um carinho nele para mostrar que a missão foi cumprida com sucesso.

4 – Cabo de guerra

Use uma corda ou um tecido resistente. Puxe de um lado e deixe que o cachorro morda a outra ponta. Realize a disputa com cautela para não prejudicar os dentes do animal nem torná-lo agressivo demais. Permita que ele vença algumas partidas, de modo a evitar algum excesso de autoridade.

5 – Pula-pula

Pegue um objeto com o qual seu bicho de estimação adore brincar. Erga-o bem no alto, fazendo com que o peludo pule para alcançá-lo. Dê um pulinho você também, pois isso dificulta a tarefa e prolonga a atividade. Caso a criaturinha alcance seu objetivo, recompense-a com um petisco.

5 dicas de brincadeiras para gatos

Os felinos curtem atividades solitárias, mas também são ótimos parceiros de brincadeira. O segredo está em estimular a inteligência desses animaizinhos. Veja:

1 – Corrida

Já percebeu como gatos adoram correr pela casa? É possível estimular esse hábito e ainda interagir com eles por horas e horas. Experimente jogar uma bola bem longe: ele irá buscá-la rapidamente. Repita o processo enquanto for divertido para os dois.

2 – Ponto de luz

Feche as cortinas e apague as lâmpadas da sala, deixando o ambiente mais escuro. Utilize uma lanterna fina ou uma caneta laser para emitir um foco de luz contra a parede. Aponte para várias direções. Seu gatinho correrá atrás do ponto brilhante. Atenção: evite mirar nos olhos do animal.

3 – Vareta

Utilize um cabo de madeira ou uma vara fina, contanto que seja resistente. Espete um brinquedo que desperte atenção e chame o gato para seguir você. Como o peludo pode ser bastante ágil, talvez seja necessário caminhar um pouco pelos cômodos da casa. É diversão e exercício físico ao mesmo tempo!

4 – Arranhador

Esse utensílio é indispensável para qualquer gateiro. Os felinos têm o costume de afiar as garras. Ou seja, é bom ter um desses para que o pet não acabe arranhando o tapete ou o sofá. Modelos mais elaborados têm cordas para se pendurar e rampas para escalar, permitindo que o amiguinho se entretenha de várias maneiras.

5 – Brinquedos reciclados

Não é preciso gastar muito para distrair seu bicho de estimação. O gatinho brinca com bolas de papel, argolas de plástico, meias, sacolas e caixas de papelão – sim, eles adoram se esconder nelas. Os famosos novelos de lã também são uma alternativa, mas podem ser engolidos e causar complicações.

Qual dessas brincadeiras seu pet mais gosta? Conte para nós! Se você curtiu as dicas, não deixe de acompanhar outras novidades aqui no blog. Aproveite, ainda, para seguir-nos nas redes sociais e ficar por dentro de tudo sobre bem-estar animal.