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Imagine como é maravilhoso ser capaz de influenciar alguém a comprar suas mercadorias ou serviços apenas com o poder das palavras! A persuasão pode ser considerada a habilidade de convencer alguém a fazer alguma coisa que se quer ou pretende. No setor de vendas, este talento é ainda mais admirado e muito aproveitado em diversos segmentos.
Com as técnicas certas e bem aplicadas, um vendedor persuasivo é capaz de convencer o cliente a adquirir praticamente qualquer produto. Continue lendo o post e conheça algumas estratégias de persuasão em vendas para obter mais sucesso nos negócios.
Por que é interessante aumentar sua persuasão em vendas?
Um bom vendedor não é considerado como tal simplesmente porque tem bons números em vendas. Ele também consegue identificar as necessidades de um cliente em potencial e exibe impressionante poder de argumentação.
Persuadir, antes de qualquer coisa, passa pela melhora da comunicação. Ou melhor: entender as limitações do consumidor e vender a solução de um problema, mesmo que o comprador ainda não tenha se dado conta de sua dor.
Assim, é possível criar uma clientela habitual e fiel, gerando lucros e estabilidade para qualquer empreendimento. Mas como se tornar mais persuasivo para alcançar resultados satisfatórios? Leia o próximo tópico e entenda.
Como potencializar suas habilidades de persuasão?
Algumas estratégias simples podem ser aplicadas para que seu discurso se torne mais interessante a um comprador em potencial. Veja algumas dicas a seguir.
Conheça seu cliente
É extremamente importante entender as necessidades e preferências de quem se pretende ter como cliente. Com esses dados à vista, é possível utilizar a melhor abordagem e oferecer as soluções adequadas para cada caso.
Ainda que seu produto seja ótimo, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores serão as chances de êxito. Mas se lembre de que persuadir não é o mesmo que “forçar a venda”.
Aprenda a ouvir
Ouça o que seu cliente tem a dizer, questione e faça perguntas interessadas. Essa conduta gera um sentimento de empatia e confiança. Com isso, você entende as necessidades dele e ao mesmo tempo ganha afeição, conquistando mais espaço para inserir argumentos persuasivos na conversa.
Mostre que você entende do assunto
Ao falar do produto que pretende vender, demonstre que tem autoridade no que está dizendo. É essencial conhecer a fundo a mercadoria ou serviço. Apresente dados concretos, assim como casos bem-sucedidos e opiniões de outros compradores.
Demonstre ainda que você acredita no que está falando, exalte as qualidades e não omita possíveis desvantagens. Nenhum cliente gosta de se sentir enganado, certo?
Use as palavras corretas
É importante saber como empregar as melhores palavras na hora apropriada. Procure chamar o cliente pelo nome, e não use expressões negativas. Esta técnica, se bem realizada, torna a conversa mais personalizada e positiva.
Conte uma história e convide o ouvinte a participar da narrativa, utilizando expressões inclusivas, como “imagine” e “pense”. Nunca diga que vai “tentar”. Sempre utilize a palavra “fazer” ou “conseguir”, pois demostra que você é seguro e capaz de proporcionar vantagens exclusivas.
Ofereça alternativas interessantes
O comprador deve se sentir no controle da situação. Por isso, ofereça a ele boas alternativas e explique os motivos pelos quais seu produto é mais vantajoso que os demais.
Como ser persuasivo pode aumentar as vendas?
As pessoas gostam de sentir que estão aproveitando uma boa oportunidade e tomando a decisão mais vantajosa. Porém, ao desenvolver seu poder de persuasão, você conseguirá deixar o cliente satisfeito e, ao mesmo tempo, aumentará as vendas de seu negócio.
O setor comercial é o coração de qualquer empresa. Ainda que você tenha uma marca consolidada no mercado, é fundamental que o setor de vendas esteja alinhado com as diretrizes da empresa.
Neste ponto, a persuasão em vendas tem seu papel determinante: ninguém quer ver um produto maravilhoso parado nas prateleiras, não é?
Para saber mais como potencializar suas habilidades em vendas, vale a pena conferir o nosso post 6 dicas de atendimento ao cliente para ser eficaz na venda direta.