Franquia, saiba como escolher uma para chamar de sua!

O número de pessoas que desejam empreender cresce a cada dia. O motivo para esse desejo é, entre outras coisas, a necessidade de uma renda extra que ajude a enfrentar e superar as dificuldades financeiras resultantes de crises econômicas, aumento dos membros da família, busca pela independência financeira e assim por diante.

A franquia é uma das opções que os empreendedores mais escolhem. Mas vale a pena dizer que a franquia não consiste no licenciamento, embora algumas pessoas confundam as duas coisas. Por meio da franquia, o franqueador concede ao franqueado uma permissão de usar sua marca, transmitindo seus conhecimentos e sua tecnologia por meio de um contrato.

Existem diferentes tipos de franquias: alimentação, pet shops, acessórios pessoais e calçados, bares, restaurantes e pizzarias, escolas de idiomas, hotelaria e turismo e muitas outras. Se você quer investir nesta ideia, veja a seguir algumas dicas de como escolher uma franquia!

Escolha um tipo de negócio que se ajusta ao seu perfil

Primeiramente, é preciso escolher um negócio que seja adequado ao seu perfil. É verdade que alguns segmentos podem dar mais dinheiro que outros, mas de nada adianta escolher uma área sem ter afinidade com ela.

Como há uma ampla diversidade de opções, é fundamental analisar quais delas são mais compatíveis com sua natureza, suas predisposições. É possível escolher um tipo de franquia relacionado a uma atividade que você já desempenha, por exemplo.

Faça uma pesquisa com pessoas próximas

Você também pode informar-se com pessoas próximas que já trabalham (ou trabalharam) com franquia. A opinião delas sobre o assunto ajudará a decidir pelo mais viável. É possível aprender a partir da experiência dos outros.

Pese as opiniões de diferentes pessoas e analise bem os contras e os prós. Sempre haverá opiniões negativas e opiniões positivas — cabe a você analisá-las bem antes de decidir.

Avalie suas condições financeiras

Como escolher uma franquia sem dinheiro para mantê-la? Você não pode entrar em um negócio sem antes fazer um orçamento. A franquia envolve custos e, se você escolher um segmento ou uma marca muito cara, terá que arcar com gastos mais elevados. Se estiver preparado, tudo bem. O ideal é fazer bem as contas.

Observe qual será o capital de investimento, quais serão os custos fixos e variáveis que a operação envolve diariamente, qual a previsão de faturamento. É preciso contar com o dinheiro necessário para o investimento e, ainda, uma reserva de capital de giro.

Considere também o tempo de retorno fornecido pelo franqueador (pense em como você se manterá até poder retirar sua parte nos lucros). Não importa o quão promissora seja uma franquia — se ela estiver além de suas possibilidades financeiras, não a escolha para depois não se arrepender.

Envolva sua família no projeto

Não tome decisões sozinho. Você deve envolver sua família em seus projetos, ouvir a opinião deles, o que eles têm a dizer. Sua esposa, filhos, pais, irmãos e outros parentes podem até ajudar na hora de tomar conta do negócio.

Uma decisão tomada em conjunto tem chances bem maiores de dar certo. Os familiares poderão, até, sugerir um segmento se você estiver em dúvida ou não souber o que escolher.

Observe o mercado local

Também é importante fazer uma pesquisa de campo, observar as demandas dos consumidores, verificar a disponibilidades de ofertas em sua região. Às vezes, as pessoas procuram muito determinados produtos e/ou serviços, mas não existe oferta ou a oferta é muito baixa, o que torna os preços muito altos para os consumidores.

O mercado local é um importante referencial para você avaliar o quão competitiva sua franquia será, se efetivamente existe espaço para ela ou representará somente custos.

Como há muitas opções, procure encontrar uma franquia que se enquadre nas necessidades do mercado da região em que você mora.

Agora que você já sabe como escolher uma franquia, aproveite para aprender ainda mais e leia nosso e-book para entender o mercado de pet shop do Brasil!