Atendimento ao cliente: 6 dicas para ser eficaz na venda direta

 

Quem trabalha com vendas, em especial com a venda direta, sabe o quanto é importante oferecer um bom atendimento ao cliente.

Para fidelizar clientes habituais e atrair novos, é importante oferecer itens de qualidade e que realmente atendam à expectativa de quem está adquirindo o produto ou o serviço disponibilizado. Porém, além disso, a maneira de lidar com o consumidor influencia, e muito, no momento de atingir resultados satisfatórios.

Quer saber como fechar mais vendas? Então continue a leitura do nosso post e confira dicas de atendimento ao cliente que vão ajudar você nesse sentido!

Venda direta: importância do bom atendimento ao cliente

Na venda direta, há um contato pessoal entre quem vende, seja um produto ou um serviço, e quem compra, sem existir um ponto comercial fixo para a realização dos negócios. Um exemplo é a venda de produtos de catálogos.

Como o horário é bastante flexível e ainda existe a possibilidade de se conseguir algumas vantagens (como prêmios para quem alcança as metas estipuladas pela empresa), essa modalidade de trabalho tem despertado o interesse de muitas pessoas.

Conforme já foi colocado, o bom atendimento ao cliente é algo que realmente contribui para o fechamento de vendas e para a fidelização do consumidor. Afinal, todos querem ser tratados com atenção e respeito e esperam que o vendedor ofereça a melhor solução para o seu problema.

Porém, quando o atendimento não é bom, a tendência é que o cliente não compre novamente. Além disso, é possível que ele compartilhe com amigos e parentes a experiência negativa que teve com o vendedor em questão.

Dessa forma, para se sair bem na venda direta, é fundamental colocar em prática algumas estratégias. Veja a seguir:

1. Determine o seu público-alvo

Não basta querer representar alguma empresa na venda direta. Num primeiro momento, você precisa definir o seu público-alvo para, só então, decidir com que tipo de produtos ou serviços vai trabalhar. Leve em consideração as suas necessidades e o seu interesse, bem como se há clientes potenciais para aquilo que você vai oferecer.

Se o seu público-alvo for composto basicamente de mulheres, por exemplo, artigos relacionados à beleza, moda e casa podem ser uma boa saída.

2. Divulgue o seu trabalho

Já diz o ditado que “a propaganda é a alma do negócio”. Dessa forma, não se esqueça de como a divulgação é importante! Aposte no tradicional “boca a boca” e fale para as pessoas que fazem parte do seu círculo social a respeito do seu trabalho.

Contudo, não deixe de lado as redes sociais (nas quais você pode fazer promoções, mostrar os lançamentos e compartilhar depoimentos de pessoas que tiveram uma experiência satisfatória ao adquirir algum produto, por exemplo), os sites e os aplicativos, como o WhatsApp, pois são recursos que contribuem para aumentar o número de vendas e também para criar laços com o cliente.

Além disso, você pode ampliar sua rede contatos e, consequentemente, o número de pessoas que podem vir a fazer negócios com você.

3. Conheça bem o seu produto ou serviço

Por mais que o consumidor esteja inclinado a adquirir aquilo que você está oferecendo, podem surgir algumas dúvidas que acabam dificultando a concretização da venda. Se você não souber responder às perguntas que forem feitas, as chances de que a pessoa desista da venda são bem grandes.

O vendedor precisa passar confiança e segurança ao cliente, o que pode ser observado no momento de transmitir o maior número de informações possíveis sobre seu produto ou serviço, destacando os aspectos positivos e os benefícios que podem ser gerados para o consumidor.

Caso você ainda não conheça muito a fundo os itens que vão ser oferecidos, é interessante ler a respeito e se inteirar melhor antes de apresentá-los a alguém.

4. Tenha alguns produtos em estoque

A partir do momento em que você já tiver uma clientela formada, as próprias pessoas vão passar a procurar aquilo que você tem para oferecer. No caso de produtos, em particular, pode ser que o cliente precise para aquele momento (como quando tem que comprar um presente para uma festa de última hora) ou que não queira esperar até a data de chegada.

Nessa situação, se você conta com itens a pronta entrega, o lucro é certo. De qualquer forma, para evitar ter uma grande quantidade de mercadoria parada, o mais indicado é investir naquilo que normalmente costuma ter mais saída.

5. Não seja insistente

Ao realizar o atendimento ao cliente, muitas vezes é necessário agir com persistência para conseguir fechar o negócio. Porém, evite insistir demais, a ponto de a pessoa se sentir pressionada e desconfortável com a situação.

Talvez, naquele momento em particular, o consumidor não quis ou não pôde adquirir o que estava sendo oferecido. Contudo, se ele sentiu que foi bem atendido, com cordialidade e respeito, mesmo não tendo fechado negócio, com certeza vai entrar em contato com você em outra oportunidade. Lembre-se de deixar claro que está à disposição para atendê-lo em um outro momento.

6. Invista em cursos de capacitação e em treinamentos

Mesmo que você ame o que faz e tenha certeza de que está no caminho certo, é sempre muito válido se atualizar e conhecer técnicas eficazes para proporcionar um atendimento ao cliente diferenciado e de qualidade.

Procure profissionais ou empresas que tenham uma boa reputação e experiência no ramo, que possam realmente contribuir para que você se destaque no seu setor  E, lembre-se: o valor pago em cursos e treinamentos não é um gasto, mas sim um investimento

O foco de qualquer profissional de vendas deve ser o consumidor. Por esse motivo, prestar um bom atendimento ao cliente é algo essencial para conquistá-lo e para concluir novas vendas em outras oportunidades. Ser gentil, paciente e transmitir segurança e autoridade ao oferecer um produto ou serviço são pontos que levam o cliente a querer comprar de você novamente.

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