Matriz
R. Chile, 1251 - Loja 2 - Prado Velho, Curitiba - PR
Devido à paixão que os brasileiros têm por animais, em especial por cães e gatos, montar qualquer negócio relacionado à área pet pode ser uma excelente ideia. O Brasil, de acordo com as últimas estatísticas do IBGE, é o quarto país do mundo em número de animais domésticos. Mas, como montar um pet shop de sucesso e começar bem nesse desafio?
Na verdade, trata-se de um negócio com excelentes perspectivas para quem deseja empreender — visto que o público-alvo é muito grande, e as chances de se fazer muitos clientes e fidelizá-los são excelentes.
No entanto, apesar de o mercado pet se manter em crescente ascensão, um empreendimento nesse setor competitivo requer muita dedicação e muito comprometimento — principalmente porque a concorrência está cada vez maior.
Neste artigo, você saberá como montar um pet shop de sucesso. Continue a leitura e confira!
Por que montar um pet shop pode ser uma ótima ideia?
A maior razão pela qual muitas pessoas pensam em empreender nesse mercado é o carinho dos proprietários por seus mascotes. Os tutores não poupam esforços para manter seus pets saudáveis, bem-alimentados e felizes. Fazem de tudo por eles e não economizam em nada para vê-los bem, seja em itens alimentícios, seja naqueles relacionados à limpeza e higiene.
No entanto, apesar dos prognósticos serem bons, trata-se de um negócio que, como tal, necessita de cuidados e prudência. Como já mencionamos acima, o mercado pet, por estar em constante alta, atrai cada vez mais empreendedores que apostam nesse setor em ascensão. Isso gera a temida concorrência que merece muita atenção.
Quais os passos para saber como montar um pet shop de sucesso?
Como qualquer outro negócio, montar um pet shop requer cautela em relação a muitas questões. O financeiro talvez seja uma das mais importantes, pois de nada adianta lançar no mercado um negócio que não atenda às necessidades de seu público-alvo.
Sendo assim, há de se investir o suficiente para que o negócio comece com uma boa estrutura e atenda bem seus clientes. Montar um pet shop bem-organizado e que, além de oferecer produtos de todos os tipos, disponibilize também um serviço de banho e tosa aos bichinhos é um bom caminho para o sucesso.
Além desse fator, existem outros também muito importantes, como saber o público-alvo a ser atendido, utilizar ferramentas de gestão, divulgar a marca, entre outros.
Confira os principais passos para atuar nesse mercado competitivo!
Elabore um plano de negócio
Um plano de negócio é essencial para a obtenção de tudo que será necessário para iniciar o negócio, desde a sua abertura até sua estabilidade no mercado. Trata-se de um documento que norteará os rumos do empreendimento até que ele esteja mais solidificado no mercado.
Essa ferramenta tem por objetivo definir os propósitos da empresa, como tudo que será comercializado no estabelecimento, a sua localização, o capital inicial e o de giro, os produtos e equipamentos que devem ser adquiridos para seu funcionamento inicial, o número mínimo de funcionários a serem contratados, entre outros fatores importantes.
Sendo assim, é essencial que o plano seja bem-elaborado para que o proprietário tenha tudo sob controle e possa prever e contornar quaisquer dificuldades que, porventura, venham a surgir.
Faça um planejamento financeiro
Esse passo é de extrema importância para qualquer negócio. A saúde financeira de uma empresa depende de um bom planejamento financeiro, principalmente no início, quando ela ainda está engatinhando no mercado.
Ter um controle sobre os recursos e saber onde eles deverão ser aplicados são fundamentais. Sendo assim, algumas ferramentas de controle não podem faltar, como planilhas e gráficos e, principalmente, o fluxo de caixa, visto que ajudarão no controle financeiro da empresa.
Um sistema de gestão para pet shop é uma boa alternativa para o negócio, pois garante dados confiáveis, que possibilitam tomadas de decisões mais acertadas
Formalize e registre seu pet shop
Após já ter o plano de negócios esquematizado, todo o material escolhido e as instalações devidamente organizadas, é hora de partir para a formalização da empresa. Para isso, busque os órgãos de fiscalização e dê entrada nos pedidos de alvará, licenças, entre outros documentos necessários para começar as atividades.
Conheça bem seu público-alvo
Conhecer as necessidades e os anseios de seu público-alvo é algo que não deve ser subestimado pelo gestor. Afinal, ele dependerá dele para sobreviver no mercado. O comportamento do cliente é o melhor termômetro para saber sobre a aceitação da empresa.
Por isso, manter um diálogo com o cliente é fundamental para se ter conhecimentos sobre suas preferências e necessidades. Ter um banco de dados, no qual é possível saber sua percepção sobre o local e a aceitação dos produtos =garantirá a melhora no atendimento, bem como identificará novas oportunidades.
Escolha bem os fornecedores para o seu pet shop
Antes de escolher os fornecedores, faça uma pesquisa de mercado para saber as marcas preferidas dos consumidores. Busque diferenciais nos produtos, para que existam alternativas de escolha e sua empresa venda mais.
Não restrinja as compras a alimentos. Um pet shop deve comercializar todo tipo de mercadoria para animais de estimação, como produtos de beleza e higiene, camas, casinhas, brinquedos, arranhadores, tapetes higiênicos e muito mais.
Informe-se com os fornecedores sobre condições de pagamento, prazos de entrega, entre outros fatores importantes.
Utilize ferramentas para auxiliar a gestão
Faça uso da tecnologia para melhorar o atendimento de seu negócio. Oferecer um bom serviço ao cliente inclui um sistema de gestão que otimize o atendimento, fazendo com que tudo tenha uma resposta rápida e precisa.
Isso quer dizer que, com poucos cliques, é possível saber o que há no estoque, seu valor e a quantidade. Dessa forma, você satisfará o cliente, fazendo com que ele tenha as respostas rápidas e precisas.
Com um sistema de cadastro para pet shop, é possível atender por telefone às necessidades de seus clientes cadastrados e receber pedidos com entregas rápidas. Assim, você economiza o seu tempo, satisfaz seu cliente e ainda ganha em produtividade.
Enriqueça seus serviços e torne-se um diferencial no mercado
Montar um pet shop requer uma estrutura mínima para oferecer ao público-alvo o que ele precisa. De nada adianta montar uma empresa que não atenda às necessidades do cliente, acabando por perdê-lo para uma concorrência mais bem-estruturada.
Sendo assim, além de oferecer ração e outros produtos, como os de limpeza, brinquedos, caminhas e outros, mantenha um espaço para banho e tosa — que atrai bastante os clientes. Esse serviço deve primar por dedicação e carinho do profissional e, de preferência, que seja em um local onde o tutor do bichinho possa visualizar.
Ofereça algo a mais ao serviço, como um banho de ofurô, que relaxe o animal, ou mesmo um brinquedo ao mascote, como brinde que o distraia após o estresse — ou seja, um diferencial que pode fazer seu negócio destacar-se frente à concorrência.
Agora que você já sabe um pouco sobre como montar um pet shop de sucesso, que tal se organizar e seguir nossas dicas. Aproveite esse mercado em ascensão e aventure-se nessa área tão promissora.
Gostou deste post? Pretende empreender nesse mercado bastante favorável? Conheça, então, um pouco mais sobre os nossos produtos e garanta sucesso!