Como oferecer um atendimento personalizado, e ganhar mais clientes fiéis. Atendimento personalizado para pet shop.

Atendimento personalizado: Como se destacar dos concorrentes

A identidade de uma marca vai muito além da logo ou a identidade visual das redes sociais, ter um atendimento personalizado é essencial para se destacar no mercado e fidelizar clientes. A experiência do cliente em loja é parte da identidade da marca e deve ser uma preocupação do marketing.

Ter um padrão de atendimento é ótimo, prático, agiliza o atendimento e evita atritos com clientes, porém atendimentos impessoais são esquecíveis e não colaboram para encantar o cliente e tornar a experiência em seu estabelecimento fenomenal.

 

Como oferecer um atendimento personalizado, e ganhar mais clientes fiéis. Atendimento personalizado para pet shop.

 

O que é atendimento personalizado?

Atendimento personalizado é adaptar o atendimento do seu negócio ou empresa as necessidades do cliente. Isso não significa que não existe um padrão de atendimento, ou limitações do que cada funcionário possa fazer, mas sim que o atendimento de cada cliente deve resolver o problema, seja ele um elogio, reclamação, dúvida, devolução de um produto ou outros problemas.

 

Como implementar um atendimento personalizado em minha empresa?

Para melhorar o atendimento da sua empresa não é necessário um grande investimento financeiro ou restauração de todo o modelo de negócio, basta apenas repensar em como você pode melhorar a experiência do cliente e adaptar o atendimento para sanar as necessidades de cada cliente. Se você ainda está com duvidosas siga essas dicas para personalizar seu atendimento:

 

Faça seu cliente se sentir especial

Todo mundo gosta de se sentir valorizado, e isso pode ser uma diferencial da sua empresa. Cada cliente importa, aliás cada compra feita com você gera caixa no final do mês, certo? Então demonstre isso para seu cliente com atitudes simples, como chamar pelo nome ou demonstrar contentamento por escolher sua empresa.

 

Utilize uma linguagem empática

Nem todo mundo compartilha do mesmo nível de conhecimento sobre todos os assuntos. Se você tem um negócio muito especifico adeque seu linguajar com os clientes leigos no assunto, fazendo questão que ele entenda o que está sendo dito e se sinta incluído na conversa.

Você provavelmente não sabe o que é um coloproctologista, mas se eu te disser que ele é um médico que cuida do intestino grosso, você irá entender. Utilize esse tipo de adaptação com seus clientes.

É muito comum a adoção de scripts ou roteiros para melhorar o atendimento ao cliente, e essa técnica funciona, afinal a maioria dos atendimentos geralmente são semelhantes. Porém isso colabora para a mecanização do atendimento, deixando muito impessoal e criando uma barreira com o cliente.

Para evitar que isso aconteça deixe o script mais aberto para improvisos e adaptações de acordo com necessidade de cada cliente.

 

Tenha uma ficha de cadastro

Manter uma ficha de cadastro dos clientes colabora para melhorar e deixar seu atendimento mais personalizado. Além disso saber os dados do cliente ajuda a construir uma relação e ajuda também para criar canais de comunicação diretas, como mensagens por WhatsApp ou e-mail marketing.

Essa ficha pode ser somente com dados básicos como nome, gênero, escolaridade, endereço e profissão. Manter um cadastro de cliente também pode te ajudar a melhorar seus serviços de acordo como feedback dos seus clientes.

 

Faça um atendimento contínuo

Não é incomum quando temos um problema sermos passados de atendente por atendente até finalmente ter nosso problema resolvido, e essa experiência é desagradável. Porém é inevitável em grandes empresas. Entretanto situações assim podem e devem ser evitadas em empresas pequenas.

Se você é gerente de uma loja de autonomia para seus funcionários resolverem os problemas simples como divergência de valores entre eles mesmos. Deixe a situação desagradável de chamar o gerente somente para casos urgentes ou quando solicitado pelo cliente.

 

Modelos de atendimento prontos

Optar por um modelo de franquia pré-moldado é uma boa opção para investir em um negócio próprio quando não sem experiência ou não se conhece muito bem o mercado. Escolher um modelos de franquia pode proporcionar diversas vantagens, já que a marca a qual você estará se juntando normalmente já terá as informações como investimento, margem de lucro, credibilidade por ser uma marca conhecida no mercado, treinamento, suporte, entre outros pontos para que você possa abrir o seu próprio negócio de forma mais prática e com apoio de profissionais experientes do mercado.

 

Espero que esse artigo tenha te orientado em como aderir um atendimento personalizado na sua empresa. Confira mais artigos em nosso blog: Como fidelizar clientes através do encantamento?, Como Fazer Redes Sociais para Pet Shop? e 6 Vantagens de ter docg. no seu pet shop.