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Você provavelmente já deve ter visto mais de um serviço de banho e tosa a domicílio. Se ainda não tem um negócio do tipo na sua cidade, certamente o assunto faz parte das pesquisas sobre o mercado pet no Brasil.
A prática vem se popularizando, devido à praticidade e segurança que traz aos tutores dos animais. Além da higienização acontecer diante dos seus olhos, a atividade evita que o bichinho fique estressado com o transporte e mudança de ambiente.
O serviço apresenta, praticamente, apenas vantagens. Se você sabe bem disso e quer investir, mas não faz ideia de como pode começar, continue a leitura e confira este passo a passo básico!
Avalie o mercado
O banho e tosa é um negócio como qualquer outro e, por isso, precisa de um bom planejamento antes que o investimento seja feito. Empreendimentos erguidos estrategicamente têm mais chances de dar certo, e isso começa com uma avaliação sobre o mercado.
Embora o modelo seja promissor, é preciso ter certeza de que o seu público-alvo já está preparado para consumir esse serviço. Por isso, estabeleça um diálogo com os seus clientes em potencial. Hoje em dia, isso pode ser feito nas redes sociais. Faça, por exemplo, uma enquete no grupo do seu bairro ou cidade, e veja o que as pessoas acham.
Faça um curso
Todo bom profissional que se preze faz questão de investir em uma boa qualificação. No caso do banho e tosa, o investimento é indispensável — para não dizer obrigatório.
O trabalho não é tão simples quanto parece. Cada animal e pelagem exige um conhecimento diferenciado. Além disso, ao se tratar da tosa, há diversos cortes que podem serem feitos, assim como no cabelo dos humanos.
Além disso, o tutor do animal acompanha o processo de perto. É preciso agir com profissionalismo e demonstrar que você tem total conhecimento na atividade. Nunca se esqueça de que a confiança é um dos elementos fundamentais para estabelecer uma boa clientela.
Existe outra questão por trás, que envolve a saúde do bichinho. Problemas como machucados, doenças de pele, pulgas ou carrapatos devem ser imediatamente detectados. O tutor precisa ser avisado e estar atento a essas questões. Isso também funciona como forma de proteção, já que evita que o dono eventualmente pense que o machucado tenha sido feito por você.
Compre os equipamentos
Junto aos cursos, os equipamentos também são fundamentais para oferecer um serviço completo. O seu kit deve conter, no mínimo, os seguintes acessórios:
- banheira;
- mesa;
- soprador;
- secador;
- máquina de tosa profissional;
- tesoura;
- toalha;
- cortador de unha;
- escova.
Vale ressaltar que esses itens devem ser sempre de boa qualidade. Mais do que isso, é preciso saber para o que serve cada um deles. Se você pensa que soprador e secador são utilizados para o mesmo fim, saiba que está enganado.
O soprador, por exemplo, é essencial para o atendimento a animais de pelagem longa, já que remove a água que fica no corpo do bichinho logo após o banho. Ele contribui para que o processo de secagem e modelagem dos pelos seja mais eficiente e ágil, além de evitar doenças derivadas da umidade.
Adquira os suprimentos
Você pesquisou o mercado e concluiu que o investimento vai ser um sucesso. Se inscreveu em mais de um curso, orçou os equipamentos e viu que vai ser possível iniciar as atividades do empreendimento mais cedo do que imaginava. Chegou a hora de adquirir os suprimentos para oferecer um serviço de ponta!
Precisamos, novamente, chamar a atenção para questões sobre qualidade: muitos donos de animais investem mais no bem-estar dos bichinhos do que no próprio. Isso significa que, se você utilizar um produto duvidoso, que não vai deixar o animal bonito e cheiroso, as chances de perder o cliente são grandes.
Hoje, as empresas especializadas em produtos para pets estão cada vez mais focadas em oferecer cosméticos adequados a pelagens específicas. Curtos, longos, brancos ou escuros, cada um tem características individuais e, por isso, a indústria oferece um tratamento diferente para cada um deles.
Laços, gravatas, fitas e adesivos também devem fazer parte do seu kit de suprimentos. Busque por alternativas diferenciadas e originais, que chamam a atenção e contribuem para atrair novos clientes.
Pense na divulgação
As pessoas precisam saber do serviço que você está prestando. Após organizar todas as questões técnicas listadas acima, é hora de começar a divulgação.
É importante ter uma identidade visual, presente no seu meio de transporte, nos seus equipamentos e nas redes sociais. Absolutamente tudo o que você fizer precisa contemplar essa imagem. Decidiu por panfletos? Cartão de visita? Um outdoor? A comunicação deve conversar entre si.
Marcar presença nas redes sociais é requisito básico para o sucesso. Poste fotos do seu trabalho (sempre com o consentimento do dono), faça promoções de lançamento, indique o bairro em que você se encontra no momento. Tudo é válido para investir na sua imagem. Seja criativo!
Invista nas formas de deslocamento
A última dica talvez exija um investimento a mais. Como o principal objetivo é atender os pets em suas casas, você vai precisar se deslocar de alguma forma, levando consigo todos os equipamentos.
Você pode até iniciar os trabalhos contando com o transporte solicitado por meio de aplicativos, mas a prática tende a diminuir o seu lucro. O ideal é contar com um automóvel próprio. No entanto, a melhor opção ainda são os veículos adaptados, como uma van.
Montar um petshop móvel evita que você precise usar as dependências do cliente para realizar o seu trabalho. Além de garantir mais profissionalismo, o serviço prestado certamente é mais eficiente.
O mercado de banho e tosa a domicílio é realmente uma opção válida para aqueles que desejam investir no segmento pet no Brasil. Esperamos que o nosso passo a passo possa ter elucidado as principais dúvidas e, a partir daqui, você possa iniciar a construção de um negócio de sucesso!
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