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7 estratégias para fidelizar clientes no seu pet shop

 

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Elaborar estratégias para fidelizar clientes é o primeiro passo para que seu pet shop chegue ao sucesso diante de tanta concorrência. No entanto, atrair consumidores e conquistá-los pela qualidade e diversidade dos serviços e produtos de seu negócio demanda tempo, dedicação e muita organização.

Não pense que essa é uma tarefa fácil, principalmente porque se trata de um segmento de mercado muito disputado. Mas, se seu time de vendas for bom, bem treinado e comprometido, certamente brilhará e os resultados chegarão.

Pensando sobre isso, apresentamos algumas boas dicas para a fidelização de clientes na sua empresa. Continue a leitura e confira!

1. Capriche no atendimento

O bom atendimento é algo que chama atenção das pessoas, e saiba que quanto melhor ele for, mais clientes captará. De fato, hoje isso é fator responsável por prospectar novos clientes, afinal quem é que não gosta de ser bem atendido, não é mesmo?

No caso dos pet shops, ter paciência, tratar quem chega com cordialidade, informar aos clientes sobre novos produtos, entre outras ações são atitudes vistas com simpatia pelas pessoas. Trata-se de um mercado em que surgem muitas novidades e as pessoas gostam de ficar informadas sobre tudo.

2. Invista nos seus funcionários

O bom atendimento de seu negócio depende, e muito, de seus colaboradores, concorda? Sendo assim, eles devem ser bem treinados para que em vez de atrair não espantem os clientes. Você pode estar achando isso um absurdo, não é? Porém, saiba que isso é bem mais comum do que se pensa.

Por isso, reunir seu time e treiná-lo, apontando como deve ser feito o atendimento ao público é essencial. Muitos podem ter vindo de outros negócios em que não se priorizava o bom tratamento ao público. E essas pessoas, quando ingressam em outras empresas, tendem a levar vícios obtidos nos empregos anteriores.

Os treinamentos devem ser periódicos, o gestor ou administrador deve colocar para eles a importância de atrair o público pela simpatia e bons serviços. O que precisa ser explicado para todos os integrantes de sua equipe é que o cliente mal atendido não voltará e o que todos querem é que o negócio cresça e prospere.

O treinamento deve envolver também particularidades e detalhes sobre os produtos e serviços, todos os funcionários têm que ser capazes de saber tudo sobre o que é comercializado pela empresa. Os clientes devem receber toda a informação que desejarem no atendimento, o que demonstra autoridade no assunto e gera confiança por parte do consumidor.

3. Disponibilize canais de comunicação

O fato é que o consumidor está a cada dia mais exigente. Isso se deve à consciência que ele tem de seu valor na sociedade e no mercado. Por isso, quando ele é atendido, faz questão de atenção, bem como de muitos canais disponíveis para os momentos que precisar e, assim, poder escolher o mais conveniente.

Disponibilizar canais abertos atrai clientes e isso muitas empresas já perceberam. Sendo assim não fique atrás, ofereça canais variados, como telefone, chat, WhatsApp, SMS, formulários no site, e-mail etc.

4. Faça pesquisa de satisfação

O processo de venda não acaba após a compra do produto ou serviço por parte do cliente. Utilizar a pesquisa de satisfação é uma estratégia adotada por muitas empresas para melhorar os serviços e atendimento. Esse recurso funciona como um termômetro para saber o que se precisa mudar dentro de uma empresa.

Muitas vezes, chega-se à conclusão de que o atendimento vai mal das pernas pelas queixas dos clientes sobre o tipo de tratamento que recebem, ou mesmo se desejam uma diversificação de produtos oferecidas pelo seu negócio.

Por isso, ouvir a opinião do consumidor pode ser uma saída para diversos problemas que muitas vezes o gestor nem tinha conhecimento.

A pesquisa pode ser de forma manual na hora do atendimento ou online. As perguntas mais comuns nesse tipo de pesquisa são: o que os clientes acham do atendimento, sobre os produtos e serviços oferecidos para os animais, além de ter um espaço para críticas ou sugestões.

5. Faça um banco de dados com informações sobre os clientes

Uma das estratégias para fidelização de clientes é conhecê-los muito bem. Sendo assim, obter o máximo de informações sobre eles é essencial, como seus hábitos preferidos de consumo, preferências e gostos, frequência de compra, entre outros.

Quanto mais sua empresa se informar sobre determinado cliente, mais fácil será despertar a atenção para certos produtos ou serviços, podendo dar a ele um atendimento único e diferenciado. O consumidor que se sente valorizado, acaba nutrindo uma simpatia pela empresa e sempre volta.

O gestor deve ter em mente que os clientes fidelizados representam para a sua empresa uma renda constante, fornecendo o capital de giro para novos investimentos em produtos e serviços.

6. Elabore programas de fidelidade

Elaborar um programa de fidelidade pode ser o “pulo do gato” de seu negócio. Para isso, confeccione uma ficha cadastral para cada cliente e faça uma lista de recompensas, sendo que os que compram mais terão mais vantagens. Ofereça descontos ou mesmo brindes atraentes para os que compram com assiduidade no seu pet shop.

7. Garanta o cumprimento dos direitos do consumidor

O Brasil é repleto de leis que garantem os direitos tanto do consumidor quanto das empresas. Sendo assim, andar de acordo com esses parâmetros só contribuirá com a boa imagem de uma empresa.

Garantindo que os direitos do consumidor sejam cumpridos em seu negócio só ajudará a criar uma uma reputação de credibilidade em torno de seu negócio. Isso contribuirá para que a confiança dos clientes aumentem e eles se fidelizem.

Agradar o cliente, tornando-o especial por meio de um bom atendimento e pela oferta de bons e diversificados produtos e serviços, certamente, faz parte das boas estratégias para fidelizar clientes. As pessoas gostam de locais onde são bem atendidos, com simpatia e cordialidade. Dessa forma, eles voltarão sem hesitar.

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