Matriz
R. Chile, 1251 - Loja 2 - Prado Velho, Curitiba - PR
Você está pensando em adotar um felino e não sabe quais são os principais cuidados com gatos? Então está no lugar certo, pois vamos falar aqui tudo que o tutor precisa saber para criá-lo adequadamente.
Apesar da fama de independentes, os felinos são, sim, dependentes de nossos cuidados e do nosso afeto. São bichinhos extremamente afetuosos, brincalhões, metódicos, contam com uma personalidade forte e realmente vale a pena ter um para conferir!
Sendo assim, vamos abordar neste artigo os principais cuidados que você deve ter com seu gato, como a alimentação, a higiene, as idas ao veterinário, entre outros. Continue a leitura e confira!
Alimentação
Os cuidados com a alimentação do seu gato devem começar pelo tipo de alimento que o felino vai consumir. Existem no mercado dois tipos de ração para gatos: a seca e a úmida. Ambas têm seus prós e contras, cabe a você fazer a escolha junto com o veterinário do pet — que vai dar algumas orientações sobre essa questão, como a quantidade, as marcas mais confiáveis, entre outros fatores.
É sempre bom que o consumo de ração seja controlado, pois, diferentemente dos cães, os gatos comem várias vezes ao dia. Vale ressaltar a importância da água nos cuidados com o gato, pois ele deve beber com frequência. Por isso, disponibilize-a para seu pet em alguns locais da casa.
Caixa de areia
Esse item é muito importante para os gatos, que são bichinhos extremamente caprichosos. Quando adotar ou comprar um bichano, já providencie logo a caixa de areia. Ele saberá usá-la instintivamente. Cuide para que ela esteja sempre limpa, uma vez que a maioria dos gatos só faz xixi e cocô em caixinha limpa.
Banho
O gato é conhecido pelo capricho, higieniza-se sozinho e está sempre cheiroso. Por isso, não há necessidade de dar banho nesse pet, a não ser em situações especiais, como em caso de doença e velhice.
Mas, para isso, consulte antes o veterinário do seu pet. Ele dará algumas recomendações quanto ao banho que deve ser dado no gato, que pode ser do tipo seco ou molhado. Isso vai depender do estado de saúde do seu bichano, visto que a maioria deles é resistente à água — que o deixa também muito estressado.
Unhas e pelos
Não esqueça de adquirir um alicate especial para cortar as unhas de seu gato, que pode ser encontrado em pet shops. Quando notar que as garras estão crescidas, corte-as com cuidado, só na pontinha da unha. Lembre-se também dos arranhadores, essenciais para que eles próprios afiem suas garras.
Escovar os pelos do bichano com frequência deve ser também uma tarefa do tutor. Essa medida evita que o gato engula pelos, o que pode provocar bolas no sistema digestivo.
Brincadeiras
A maioria dos gatos adora brincar, nem que seja por breves momentos. Por isso, lance mão dessa atividade para estreitar os laços afetivos com seu pet. Estará também o divertindo e fazendo com que ele se exercite.
Você pode encontrar diversos tipos de brinquedos em pet shops, no entanto, qualquer improviso é capaz de divertir seu gatinho. São ratinhos, bolinhas, penas, barbantes, bolinhas de papel, entre outros. Geralmente, o tutor acaba descobrindo a brincadeira preferida do seu felino.
Telas nas janelas
Não deixe de telar sua casa. Essa ação evitará que seu gato dê passeios e possa ser atropelado, envenenado, roubado, infectado, entre outros perigos.
Adestramento
Gatos são mais difíceis que cachorros para adestrar. No entanto, devemos evitar alguns comportamentos indesejáveis. Mas como fazer isso? Uma boa dica é espirrar com um borrifador um pouquinho de água sobre ele, sempre que fizer algo errado — ele rapidamente aprende. Não bata em seu gato, ele nunca aprenderá com isso.
Veterinário
Leve seu gato periodicamente ao médico veterinário. Primeiramente para vaciná-lo e vermifugá-lo, depois para avaliação da saúde geral, para saber se está tudo certinho com seu pet.
Como você pôde ver neste post, esses cuidados com gatos são essenciais para mantê-los saudáveis e felizes dentro de casa.
Você curtiu essas dicas de cuidados com felinos? Continue, então, a visita em nosso blog e leia também o artigo “Saiba a importância da qualidade de vida dos animais”. Estamos sempre produzindo conteúdos interessantes para nossos leitores.