Matriz
R. Chile, 1251 - Loja 2 - Prado Velho, Curitiba - PR
Em geral, os gatos já sabem desde pequenos o lugar correto onde devem fazer suas necessidades. Ao avistarem a caixa de areia já sabem instintivamente que lá é o local adequado.
Em alguns casos, no entanto, podem ocorrer problemas e eles passarem a fazer xixi em locais inapropriados. Quando isso acontece, como adestrar um gato a fazer xixi no lugar certo?
Os felinos são diferentes de cães, que atendem mais facilmente aos comandos. Isso não quer significa que eles não aprendam alguns ensinamentos — afinal de contas, são bichinhos extremamente inteligentes!
Então, se o seu felino estiver com dificuldades para usar a caixinha de areia, continue a leitura e siga nossas dicas. Vamos lá?
Dica nº1: Limpe o local em que o gato fez as necessidades
Caso o seu gato faça xixi em algum local que não seja a caixa de areia, limpe muito bem imediatamente.
Alguns felinos têm o hábito de ao sentirem o cheiro de seu xixi, voltem a fazer naquele mesmo local para demarcar território — principalmente se houver mais bichanos na residência.
Por isso, higienizar o local logo que você tenha percebido essa ação, é muito importante para que ele não sinta o odor e isso não se torne um hábito.
Uma boa dica é deixar alguns vestígios do cheiro do xixi na caixa de areia. Dessa forma, ele sentirá e saberá que lá é o local correto.
Mas não exagere, após perceber que o gato já se acostumou mantenha a caixinha sempre limpa, pois os bichanos são animais muito caprichosos e gostam de fazer suas necessidades em locais limpos.
Portanto, limpe a caixa de areia, pelo menos, duas vezes diariamente.
Dica nº 2: Castre seu gato
Os felinos são animais territorialistas, por isso, castrá-los é essencial para que eles não passem a demarcar a casa toda.
Essa dica funciona muito bem, principalmente se houver mais bichanos na sua residência.
Além disso, castrar o seu gato evita que ele queria ir para a rua para “namorar”.
Essa prática pode levá-lo a contrair doenças, se ferir ao brigar com outros gatos, entre outros perigos.
Dica nº 3: Mantenha a caixa de areia no lugar certo e opte pelo modelo adequado
Deixe a caixa de areia sempre limpa e no lugar adequado.
Gatos gostam de privacidade ao fazerem suas necessidades fisiológicas.
Por esse motivo, evite deixar a caixa ou as caixas de areia (dependendo do número de felinos que você tenha) em locais muito agitados da casa. Isso pode fazer com que ele busque um local mais tranquilo.
Outro ponto a se levar em consideração é o fato de que existem vários tipos de caixas sanitárias para gatos.Algumas, inclusive, são cobertas e permitem uma total privacidade. Cabe ao tutor testá-las para saber qual é a melhor opção para o seu bichano.
Dica nº 4: Imponha limites
Evite deixar o gato entrar na casa, até que ele aprenda a fazer suas necessidades no local certo.
Por exemplo, delimite que o espaço dele fique restrito apenas à área de serviço.
Quando perceber que se tornou um hábito ele fazer xixi na caixinha de areia, libere-o para circular pela casa. Assim fica mais fácil treinar seu bichinho.
Dica nº 5: Tenha mais de uma caixa de areia
Coloque as caixas de areia em pontos estratégicos da casa, de preferencia em ambientes tranquilos, silenciosos e com pouca circulação de pessoas.
Com caixas posicionadas em pontos diferentes, caso ele esteja longe de um dos local, poderá buscar outro ponto mais próximo.
Isso evitará que não dê tempo de ele chegar ao local e fazer xixi no lugar que lhe for mais conveniente — como no seu tapete, por exemplo.
Dica extra: Contrate um profissional para lhe ensinar como adestrar um gato a fazer xixi no local certo
Se mesmo após todas essas nossas dicas, ainda assim seu felino persistir em fazer em locais diferentes, contrate um profissional para ajudar.
Os adestradores possuem métodos de eficazes que podem contribuir para que o problema seja resolvido.
Como você pôde conferir, existem meios de como adestrar um gato a fazer xixi no lugar certo. Mas fica um alerta: animais com problemas urinários costumam fazê-lo em locais inadequados.
Se seu gato faz xixi borrifando ou em pé, leve-o ao veterinário, pois esse é um dos sinais da doença.
A Docg. possui uma linha completa de produtos para gatos. Você já conhece nosso kit for cats?