Veterinária escovando os dentes do pet yorkshire

Como manter a saúde bucal do pet em dia?

Saiba como manter a higiene oral do seu melhor amigo

Veterinária escovando os dentes do pet yorkshire

Cuidar da saúde bucal do seu pet é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo. Muitas vezes, acabamos negligenciando a higiene oral dos bichinhos e isso pode acarretar em problemas futuros. Para manter a saúde oral do seu animalzinho sempre em dia, a docg trouxe algumas dicas. Confira:

Para manter a saúde bucal, a escovação é essencial!

Assim como nos humanos, a escovação bucal em seu pet deve ser realizada regularmente, de preferência todos os dias. Para escovar os dentes do seu bichinho, escolha um momento em que ele esteja tranquilo e relaxado e com a barriguinha vazia, para não causar enjoos ou mal-estar.

Quanto antes você começar a escovar os dentes do seu amigo, mais fácil será o processo de adaptação. Para a escovação, prefira escovas com cerdas macias, cremes dentais sem flúor e jamais utilize produtos para humanos, pois podem fazer mal para o seu amigo. Existem, no mercado, produtos para uso veterinário que auxiliam a saúde bucal, sem prejudicar o seu companheiro, como géis dentais, sprays e enxaguantes bucais.

Se você tem dificuldade em escovar o dente do seu pet, pode apostar nas escovas chamadas “dedeiras”, que podem facilitar na hora da escovação. Lembre-se que realizar a escovação sempre no mesmo horário, criando uma rotina, facilita a aceitação e a tranquilidade do seu amigo.

A alimentação tem relação com a saúde bucal do meu pet?

Sim! Assim como nos humanos, os restos de alimentos e de ração que se acumulam na boca dos pets são os causadores do tártaro, que pode resultar no mau hálito, formação de placas e escurecimento dos dentes, entre outros problemas mais graves. Por esse motivo, a escovação dos dentes do seu pet se torna tão importante: para que os restos de alimentos sejam retirados, evitando o tártaro.

Existem algumas rações e petiscos que são próprios para auxiliarem na higiene bucal do seu pet. Elas podem ser ótimas aliadas na busca da saúde bucal. Além disso, as rações mais secas podem ajudar como uma raspagem, atuando na remoção de placas formadas mais recentemente. Mas lembre-se que nenhuma delas substitui as visitas regulares ao médico veterinário.

Consulte um profissional

É importante que o seu pet realize consultas de rotina em relação à saúde bucal, para que o médico veterinário confirme se a limpeza está sendo feita da forma correta e indique o melhor tratamento ou melhoria, para que o seu amigo não sofra no futuro. 

Em algumas situações, o médico veterinário especializado em odontologia poderá pedir uma limpeza em consultório, que será realizada de forma mais profunda, ou outros procedimentos, como tratamentos para gengivites, mau hálito, tratamento de canal, entre outros. Realizar a limpeza de tártaro em consultório de forma periódica é uma das boas práticas no cuidado da saúde oral do seu melhor amigo.

Como saber se o meu pet possui algum problema bucal?

Se você perceber que o seu pet está com dor, dificuldade ou desconforto, pode ser um sinal que ele está com algum problema bucal que necessite de uma atenção maior do que apenas a escovação. Confira alguns dos sintomas mais comuns:

  • Mau hálito;
  • Tártaro;
  • Gengiva inflamada – avermelhada ou inchada;
  • Dentes quebrados;
  • Dificuldade em comer;
  • Dentes de leite que não caíram.

Caso você perceba alguma dessas situações, não hesite em procurar o médico veterinário de sua confiança, que indicará o melhor tratamento.

Mais dicas para o bem-estar do seu melhor amigo, você encontra no blog da docg. Leia também: Qual é a melhor ração? Saiba como escolher a ração do seu pet, Como limpar pata de cachorro: Aprenda a técnica correta! e Como deixar seu cachorro cheiroso igual no pet shop.

Abrir whatsapp
Chama no whats